O DEUS QUE LIBERTA É O DEUS QUE... - Parte 2

O Deus que liberta é o Deus que... - Parte 2 - Ex 16.1 a 36

Êxodo é livro que aponta a graça de Deus pela libertação e páscoa. É um livro que nos aponta a providência de Deus pelo cuidado e direção de seu povo. Que mostra que Deus é um Deus libertador.
Um livro que nos demonstra que Deus quer ser glorificado por meio de seu povo, mas precisamos nos apresentar a Deus com humildade para seguir suas determinações e com confiança para crer em suas ações nos dispondo a ser instrumentos de sua gloria.
Vimos então que a experiência do maná em êxodo, mais do que um alimento físico ou um elemento histórico, é uma figura forte e atual da soberania, glória, providência e misericórdia de Deus, com o objetivo de nos levar a um crescimento espiritual e emocional e de fortalecer nosso relacionamento com Deus e com o mundo que nos cerca.
Assim aprendemos que o Deus que liberta é o Deus que se interessa por nós.
Sobre êxodo, ainda, Francis Davidson declara o seguinte:
- Deus senhor e redentor “não apenas livra seu provo da escravidão mas também coloca esse povo em relação especial consigo, fazendo dele sua propriedade particular”.
E não é sem motivo que Pedro nos diz (1 Pe 2.9 e 10):
“vós sois raça eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos das trevas para a sua maravilhosa luz; vós sim, que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado”.

O que êxodo mostra, e se estende no NT e reflete até hoje é que a redenção de Deus traz uma relação especial com Ele, eis o conteúdo da expressão de Pedro em “povo de propriedade exclusiva de Deus”.
Redenção que se projeta em Cristo no Calvário e demonstra que o Deus que liberta é o Deus que cuida, que providência tudo. Pois seu concerto em Êxodo projeta sua aliança e compromisso em nos conduzir à terra prometida.
Êxodo mostra que Deus é capaz de cuidar de todas nossas necessidades. Deus cuida das necessidades daqueles que Ele liberta.
Em Êxodo o Deus redentor, libertador ouve o clamor do povo e age de modo soberano e providente (Ex 2 e 4), porque deseja que sua glória seja reconhecida e que cresçamos espiritual e emocionalmente (Ex 14 a 16), mas requer obediência, humildade, confiança e disposição.
Vemos portanto que Deus se interessa por nossas necessidades mais comuns e essenciais. O povo tinha necessidade de água, de alimento e de vencer suas lutas. Em alguns trechos do capitulo 15 a 17 podemos ver três necessidades essenciais que citamos: a água, o alimento e a vitória sobre as lutas. E cremos que por meio delas podemos demonstrar o grande interesse de Deus por seu povo.
- A ÁGUA (15. 22 a 25 e 17. 5 a 7).
Sabemos que ela é um elemento essencial para vida. Cerca de 75% de nossos órgãos são composto de água, daí a importância da hidratação e o risco da desidratação). Assim, a água é essencial para nos manter vivos. Em êxodo não só supri a sede do povo, mas procura trabalhar a incredulidade do povo e a confiança da presença de Deus (17. 5 a 7). Confiança de salvação e cuidado expressada por meio do profeta ZACARIAS [13. 1], quando diz:
“Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza”.
Em Mara e Refidim, o povo não creu no cuidado de Deus. Diante da incredulidade do cuidado de Deus para com seu povo a resposta do Senhor pra nós é muito mais que Mara e Refidim. A resposta de Deus pra nós é que Ele mesmo é nossa fonte de vida, nossa hidratação espiritual. É ele que por seu filho e espírito nos faz salvos e nos mantém saudáveis.
JOÃO em seu evangelho (7.38) nos mostra a providencia dessa água que nos dá vida:
“Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva”.
A secura de nossas vidas pode estar relacionada diretamente com nossa fé e confiança no cuidado de Deus. De bebermos da fonte do Espírito e de Cristo que nos diz quem tem sede venha a mim e beba. Foi assim no diálogo da mulher samaritana com Jesus (João 6. 9 a 14):
“Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.)
Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva.
Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva?
És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado?.
Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna”.

Mara, Refidim e a Samaritana no poço de Jacó são para nós o suprimento de Deus para toda seca de nossas vidas - Jesus é a água que supre nossa sede, pois o Deus que liberta é o Deus que cuida de nos...
Mas não supre só nossa sede, mas também nutri nossa fome. É o que veremos em nosso próximo encontro.