ALEGRIA E MOTIVAÇÃO EM FILIPENSES - Parte 12

ESFORÇOS DA VIDA CRISTÃ
Alex Ribeiro Carneiro Texto: Filipenses 2.19 a 2.30 IP Pinda / 28 Ago 2011

INTRODUÇÃO

VIVER COM ALEGRIA

A Carta ao Filipenses é uma carta marcada pela gratidão e incentivo. Não há o que estranhar que próximo da conclusão a apóstolo incentive os irmãos, propondo alguns esforços necessários a vida cristã. O primeiro desse esforço se refere a alegria.
Interessante que não em qualquer coisa da vida, mas no Senhor. Esse incentivo é repetido em 4.4, demonstrando a ênfase nessa atitude cristã.
Esse assunto nesse ponto conclusivo é bem coerente porque eles podiam olhar para alguns aspectos tratados na carta para fundamentarem essa alegria.

1) Devemos nos alegrar no Senhor porque Ele é Deus de Salvação. Foi Ele que começou a “boa obra” em nós. E boa nesse sentido significa obra saudável que tem origem em sotero que é salvar, restaurar ou tornar sã.
Ef 1. 3 a 14, obra estabelecida pelo Pai mas consumada pelo filho que se fez homem sendo obediente até a morte e morte de Cruz.

2) Devemos nos alegrar no Senhor porque Ele é Deus provisão. Deus que nos sustenta, cuida e guarda. Ele começou a obra de salvação e vai terminá-la em nós. Por isso somos selados nos Espírito e Ele é o penhor, a garantia, de nossa herança.
É Ele quem nos sustenta e guarda nos dando proteção: Salmo 91.

3) Devemos nos alegrar no Senhor porque Ele é Deus comunhão. Os versos iniciais do capitulo 2 mostram a perfeita comunhão do Deus pai e Deus filho e serve de exemplo a nós como igreja porque nos identifica com Ele. Somos seu povo. Sua igreja. Nação santa Sacerdócio real de sua exclusiva propriedade.
Comunhão que é fruto de seu amor, por isso o apóstolo João nos escreve dizendo: Vede que grande amar nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus.
Nos pecadores, que muitas vezes não atendemos suas palavras, não o honramos como Pai, somos por Ele chamados de filhos, fruto da comunhão alcançada pela graça.
Por isso é tão bom estar em diante de seus altares e é sua e Tão e amável é viver unidos os irmão. Presença diante de Deus e sentimento entre nós que só existe pela comunhão que Deus nos concede.

CONCLUSÃO

A vida tem muitas agruras. Lutamos em muitas direções. Pecamos e erramos e isso entristece a Deus e a nós. Mas apesar de todas as coisas da vida devemos nos esforçar para não perdermos de vista os motivos que verdadeiramente fazem de nossa vida uma vida Feliz:

Deus é nosso Senhor. E como Senhor ele “com amor eterno ele nos amou, por isso com benignidade nos atraiu (Jr 31.3) e nos fez seus filhos” e por isso podemos clamar Aba Pai.
É ele quem cuida de nós. É nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação, o que temeremos (Sl 46.1) e por Ele seremos guardados até o grandioso dia em que Jesus irá abrir e ler nossos nomes no livro da vida.

Por tudo isso, esforçemo-nos em nossa vida cristã e nos alegremos no Senhor e na força do seu poder.
E não deixemos de exaltá-lo e testemunhar de sua graça, pois o próprio apostolo deixou claro aos Fipenses que naquele dia “ao nome de Jesus todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é Senhor”. Ele é Senhor que nos salva, nos guarda e nos ama como filhos.
Ele quer ser senhor de sua vida também, para salvando-o da pena do pecado, para guardá-lo de todo mal e para demonstrar todo seu amor chamando-o de filho. Por isso hoje é um grande dia em que você pode se alegrar profundamente no Senhor Deus da salvação.