Dingo Bell! - Parte 2

NATAL, FESTAS, CÂNTICOS e o AMOR de DEUS
Uma nova vida num ano novo – Parte 2.

Em nossa última reflexão pensamos um pouco sobre como o som dos sinos de natal e os versos natalinos: “bate o sino pequenino sino de Belém, já nasceu o Deus menino para o nosso bem” - incorporados ao cotidiano podem ocultar ou dissimular o profundidade do natal nos afastando do verdadeiro significado dado por Deus ao Natal.
Vimos ainda que esses símbolos devem ser vistos a partir da força profética da Palavra de Deus e do poder dos Evangelhos. E que tudo isso se resume no plano de Deus para nos mostrar seu amor e nos conceder a salvação. Graça e luz são os símbolos do natal, portanto amor e santidade são seu fundamento. Daí a nossa questão suspensa no último contato:
o que significa efetivamente que Natal? E qual a benção disso para uma nova vida num Ano Novo?

Na primeira questão já vimos que Natal é Deus vindo habitar entre nós por amor. Mas por quê?

Pensemos um pouco mais em ambas questões.
Quando Deus vem habitar entre nós através de seu filho, Deus está dizendo que nos ama e que deseja que vivamos na luz. E que para isso Ele estava disposto a deixar sua glória, viver ente nós e morrer por nossos pecados.
Não é sem motivo que Paulo escrevendo aos Filipenses declara: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus... antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana (natal), a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2.5 a 11).
Desta forma “o Deus menino nascido para o nosso bem” é uma paráfrase do cântico das milícias celestiais e uma maneira popular de pronunciar que Deus nos ama. Que devemos festejar o natal. Contudo, não podemos fazer isso pelo motivo errado e nem permitir que façamos isso sem refletir sobre o amor sacrificial de Cristo iniciado no natal, de um pequena manjedoura da cidade de Belém.
Natal é nascimento, isto é, alegria e esperança. Entretanto, é nascimento vinculado ao sacrifício de Cristo, portanto esperança, refletido pelo amor de Deus que concede seu filhos para ser nossa luz. Para perdão de nossos pecados.
Natal é, portanto, o resultado do amor sacrificial de Deus para que possamos ter uma nova vida. Uma vida em harmonia com Deus e com os outros. Por isso a máxima da lei do Senhor expressa pelo próprio Jesus, o Deus menino, que se resume em amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo.
A mensagem do evangelho é que Cristo, o verbo, habitou no meio de nós, e que Cristo habitou para anunciar o amor de Deus por nós e para morrer por nosso pecados. Assim, Natal é alegria e esperança porque um povo que estava em trevas... viu a Luz - Cristo é a luz do mundo.
Logo neste natal e nas festas de ano novo ao ouvirmos o som dos sinos “dingo bell” e dos versos natalinos: “bate o sino pequenino sino de Belém, já nasceu o Deus menino para o nosso bem”, devemos trazer à memória que Deus está nos oferecendo seu amor e desejando com isso que vivamos na luz.
Tudo isso nos conduz a mais um ponto. Talvez possamos também pensar o seguinte: Por quem os sinos tocam em Belém? Por Cristo o Deus-menino, que é a imagem do amor de Deus.
E por quê tocam? Por que Deus deseja que aceitemos seu gracioso amor, para nossa salvação e perdão de nossos pecados. E sendo perdoados, numa nova vida nos dediquemos no Ano Novo a amar e servir a Deus e a nosso próximo com todos nossas forças e coração.
Portanto, é Natal celebremos e até cantemos: “bate o sino pequenino, sino de Belém, já nasceu o Deus menino para o nosso bem”, mas atentos o que o Evangelho diz:
“eis que aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo; é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E subitamente apareceu com o anjo uma milícia celestial louvando a Deus e dizendo: glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”
Cantemos e celebremos, mas atentos ao motivo certo: O Deus menino habitou entre nós para nossa salvação e uma nova vida.
Aproveitemos esses momentos de celebração; mas acima de tudo é nos lembremos este é também um momento de reflexão: assim, neste Natal, quando ouvir o som dos sinos ou dos versos natalinos lembre-se sempre: Deus me ama é quer me dar Sua luz.
Dingo Bell! Feliz Natal. Que tal deixar menino Jesus nascer em seu coração para viver uma nova vida no Ano Novo que está por vir?
Deus o abençoe.
Pr Alex, Anna Paula e família.