A ESPERANÇA DA VIDEIRA

A ESPERANÇA DA VIDEIRA
Há momentos em nossas vidas que ainda que façamos a coisa certa, ainda que obedeçamos a Deus, nos vemos em profunda dificuldade e, apesar do medo, temos que nos manter firmes, e aí buscamos algo para nos apegar. Nos atiramos na busca da resposta de Deus. Há circunstâncias que nos vemos sem saída, e buscamos um ponto de apoio, uma tábua de salvação, uma mensagem de esperança.
Vejo na historia de Noé esta realidade (Gn 7 e 8).
Noé era um homem íntegro e temente a Deus. Vivendo numa sociedade afastada de Deus. Que recebeu o grande desafio de construir um grande barco numa terra seca, de suportar a morte de muitos amigos e vizinhos. E apesar deste panorama, obedeceu a Deus e conduziu sua família a seguir às ordens do Senhor.
Contudo, creio que sua maior dificuldade não está ligada a estes pontos, embora sejam de grande impacto emocional e espiritual. Entendo que sua grande luta era consigo mesmo diante da imensidão do dilúvio. Pois ele obedeceu a Deus, mas agora estava vivendo uma circunstância humanamente sem saída, e ainda tinha com ele toda sua família. Convivendo com animais, em condições de restrição de alimentos, higiene.
Quantas vezes nos encontramos assim. Sem saída. Navegando num mar revolto ou nos sentindo no meio de um grande dilúvio. E tendo ainda que conduzir a outros,ou cuidar e levar à frente uma missão que Deus nos deu. Quando nos vemos sem saber o que fazer.
Se este é seu momento eu gostaria de lhe dizer que há uma saída, mesmo que você esteja a muito tempo nesta situação. E creia Deus não está alheio a nossas dificuldades e não nos abandona jamais, principalmente quando o obedecemos.
É o que nos ensina Noé em Genesis 8. Apesar de Noé ter passado um ano dentro da arca (e vejam em regra só atentamos para os 40 dias do dilúvio, e não todo o tempo dentro da arca).
Primeiro, nestes momentos busque insistentemente a resposta de Deus.
Noé soltou um corvo e três pombas até receber a resposta de Deus, e ainda teve que esperar alguns dias até estes voltarem. Uma vida obediente deve ser revestida de fé na resposta ou bom resultado de Deus para nós, pois todas as coisas concorrem para bem daqueles que amam e temem ao Senhor. Por isso se você ainda não tem resposta, mesmo no meio de um grande dilúvio; se ainda não teve um sinal de Deus mesmo estando a muito tempo encurralado em sua arca; Não desista! Não pare de buscar uma resposta ou sinal de Deus.
No momento certo Ele te mostrará que há uma terra firme para atracar.
Em segundo lugar, quando se sentir como um náufrago no meio da tempestade, ou isolado numa ilha, tenha esperança, as águas vão baixar. Deus está no controle da tempestade, o vento e o mar os obedece.
E esta é maior bênção de todas, no meio do dilúvio, fechado em nossa arca, vivendo cheios de restrições, busque a Deus e ele enviará sua pomba trazendo um graveto de oliveira.
Lhe mostrando que ele está no controle, que tudo em nossa vida é conforme os seus decretos, e que há terra firme, as águas vão baixar. Ele vai lhe mostrar que há vida depois do dilúvio.
Sabe uma coisa que eu penso como fantástica na experiência de Noé ?(e que fique claro que esta não é uma afirmação teológica, mas uma divagação alegórica) É que quando Deus quis nos apontar seu filho amado, que não é apenas um ramo de oliveira, mas a videira que nos dá vida, o Senhor o fez através de seu Espírito em forma de pomba. É em minha elocubração, o ramo de Noé nos dá a mesma esperança que Jesus - a Videira, no batismo de João.
Por isso diante de um grande dilúvio, como filhos do Senhor de todas as coisas, façamos como nos orienta Paulo: "Justificados, pois mediante a fé,temos paz com Deus por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo, e nisto nos gloriemos, mas não somente nisto, mas também nos
gloriemos nas tribulações, porque a tribulação traz perseverança, a perseverança, experiência. E a experiência a esperança. E a esperança nunca falha, porque está firmada no Espírito".
Assim em qualquer momento da vida, e principalmente nos de tempestade ou dilúvio, quando estiver encurralado, tenha fé, busque a orientação de Deus, tenha esperança, e assim como a Noé Deus fará baixar as águas e lhe mandará sair da arca para ver sua obra e seu cuidado por nós. Creia do ramo da oliveira se estabelece a esperança da videira para nós.
Pr Alex Ribeiro Carneiro.