COMO SE VIVESSEMOS OS ÚLTIMOS MOMENTOS

COMO SE VIVESSEMOS OS ÚLTIMOS MOMENTOS

Me impressiona profundamente o relato do Evangelho de João dos últimos momentos de Jesus com seus discípulos.
Tendo como ponto de partida o lava pés, vemos Jesus amando de modo pleno seus discípulos, pois não só o capítulo 13 começa dizendo "tendo os amado os amou até fim" como também os atos do lava pés nos demonstra a profundidade deste amor.
No lava pés Jesus se põe a serviço de seus discípulos; oferece perdão a Judas,ensina pacientemente a Pedro, e dá o exemplo de que amar é servir, perdoar e ter longanimidade.
Em João 15 o Senhor nos oferece o seu sustento como videira e a bênção de saber que se permanecermos em seus mandamentos ele nos atenderá.
No capítulo 17 Jesus expõe todo seu amor não só pelos discípulos como por nós, pois roga a Deus por eles e por nós, para que vivamos em sua unidade e para que sejamos libertos do mal.
Em João 21 o Senhor Jesus demonstra todo seu amor restaurador e perdoador que permite a Pedro, que o negou três vezes, afirmar três vezes que o amava e restaura toda sua culpa dando a Pedro a missão de apascentar o Seu rebanho.
Precisamos viver como nosso mestre. Precisamos viver como se nossos momentos presentes fossem os últimos, até porque não sabemos se não o é. Devemos viver amando de modo firme e incessante. Temos que viver, já, uma vida humilde de serviço, de perdão e de longanimidade para com todos que estão ao nosso redor, tanto os que estão ao nosso lado como os que nos negam e nos traí, mesmo que isto exija de nós nos despojarmos e dobrarmos de nossa condição de certeza.
É momento de buscarmos a unidade com o Pai e de orarmos pelos que estão próximos e dos que estão longe, mas são parte da família de Deus. É tempo de aceitarmos a oferta de perdão de Cristo as vezes que o negamos com palavras, atos e/ou omissão. É hora de buscarmos a restauração daqueles que negaram ou estão longe do mestre, mas podem receber o seu amor.
Tempo de vivermos a nossa vida como se vivessemos os últimos momentos.
É hora de vivermos intensamente como Jesus viveu todos os dias entre nós. Mas acima de tudo vivamos tendo sempre em mente a mensagem do Senhor Jesus de que Ele é "a ressurreição e a vida", e quem Nele crê "ainda que morra viverá. E todo o que Nele crê, não morrerá eternamente.
E se porventura você que neste momento está ouvindo a vós do Espírito, creia no Senhor e "verás a glória de Deus".
Pr. Alex Ribeiro Carneiro