LIVRO DE ROMANOS- Parte 2

LIVRO DE ROMANOS : Cap 1: 1-18 a 3: 19-20 / 2º PARTE

CARACTERÍSTICAS
- É o quadro negro de Romanos. Neste trecho Paulo pinta a realidade espiritual e moral da época. Entendo que esta também pode servir para nossa era, guardadas as devidas proporções.

SÍNTESE DA 2º PARTE - CONDENAÇÃO DOS PECADORES

Nesta parte Paulo apresenta as caracterísiticas da sociedade da época, a fim de extende-la a toda sociedade e demonstrar que o pecado era universal ( 1:18). Pois apesar da criação revelar a Deus na consciência humana o homem se entregou a práticas imundas, por isso todos pecaram. No entanto não só peca, mas como também aprovam ou consentem ( 1:24-32).Até este ponto Paulo esta falando da culpa dos gentios, impios ( não dedicados a Deus), perversos( com conceitos opostos aos de Deus – Is 5:20-21) É a” culpa dos gentios impios ”.
O Apóstolo abre a segunda subdivisão desta parte dirigindo-se aos “moralistas”( judeus e gentios), apontando-os sua Culpa, ante o julgamento de Deus, que será isento de erro, conforme as obras e o evangelho, tanto para os com lei como para os sem lei.
Pois os moralistas se julgam melhores pelos seus padrões morais, não obstante, eram pecadores como os demais, pois Deus julga a todos sem acepção ( 2: 6-11 ).
Na terceira subdivisão apresenta-se a “culpa dos judeus”. A eles deu-se a revelação maior, com o escopo de serem a luz para os gentios ( 2:19-20 ), mas falharam e tronaram-se escândalo, por isso a condenação destes e justa. Por isso também são culpados. Não guardaram a Lei, falharam. “Assim todos os que pecaram sem lei, também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram, mediante a lei serão julgados”( 2:12).
Logo o pecado é universal,todos estão sob o pecado, e a lei serve para o pleno conhecimento de Deus, portanto ninguém é justificado pelas obras da lei (só pela graça – no sacrifício e ressureição de Cristo). Mas a culpa dos judeus é maior, pois tinham a Lei de Moisés para conhecimento do pecado.
E encerra dizendo que a circuncisão da carne não é verdadeira mas sim a do espírito
( 2: 25-29).

NOTA: Há na carta ainda um texto de certa divergência entre os doutrinadores, qual seja: segundo vers 4, Jesus é Filho ou foi uma pessoa designada para ser Filho de Deus?
A solução de tal polêmica dá-se na compreensão que Salomão o homem que edificou a Casa de Deus foi chamado filho de Deus; portanto, muito mais Jesus é Filho, pois edificou a casa espiritual e merece tal título: O Filho de Deus.

Continuaremos na próxima semana o estudo sobre o livro de Romanos.
Deus os abençoe. Pr. Alex Carneiro