Vivendo na Perspectiva da Graça - Parte 2

VIVENDO NA PERSPECTIVA DA GRAÇA

Partindo do texto de Coríntios podemos primeiro dizer que aquele que vive segundo a perspectiva da graça:

1º RECONHECE A PROFUNDIDADE DO AMOR DE CRISTO . V. 14 A 16
Quando o apóstolo fala em constrangimento no verso 14 obviamente que está se referindo a seu sentimento e visão exposto na carta aos Efésios quando diz

1Ele vos deu vida estando vos mortos em vossos delitos e pecados...
4 Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,
7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
2.1, 4 a 7

E reforça sua visão aos Colossenses, dizendo (2.13 a 15):
13 e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na inircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos;
14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;
15 e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.

2º – RECONHECE O PODER DA GRAÇA V.17

Essa visão do amor realça a força transformadora da graça, que nos renova e dá uma nova condição: Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
O, consequentemente nos possibilita viver me uma nova perspectiva de esperança e valor. Já não temos a escravidão do pecado como marca mas a salvação em e por Cristo – somos cristãos.
Não precisamos mais temer o passado, mas sim projetar a vida na dimensão de Deus e esperar o futuro na glória do Pai.
O poder da graça nos afasta da condição do passado e nos aproxima da relação com Deus e Pai.
Poder da graça que nos enche de esperança e potencial.
Pois provando de uma nova vida podemos não só gozar do poder da graça mas ser instrumento de todo seu potencial salvador na vida de outros.

III – RECONHECE A SOBERANIA E PROVIDÊNCIA DIVINA - V.18

Mas essas perspectivas não se desenvolvem sem nossa consciência da grandiosidade de Deus.
Da consciência que Fp 4.13 Tupo posso naquele que me fortalece.... visão que é realçada pelo salmista (Sl 24) quando proclama:
“Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam...
Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
Quem é o Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha.
Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, para o Rei da Glória.

Cego de Jericó – em Mc 10. 46 a 51, nos ensina essa perspectiva vai muito além de nossa visão física ou entendimento racional:
E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu. Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim.
Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe o cego: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja. Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho.

Ao chamar Jesus de Filho de Davi e Senhor e responder a Jesus que queria ver, o cego de Jericó demonstrou fé absoluta na condição de Messias e na posição de Soberania de Cristo. Ele não tinha a visão natural dos homens, mas Deus tinha lhe dado a visão do Espírito que nos ajuda a ver muito além da realidade e perspectivas humanas.

IV – RECONHECE SEU LUGAR NA OBRA DE DEUS

A clareza da excelsa grandiosidade de Deus surge da perspectiva que nos leva a reconhecer a amor de Deus e o poder de Sua graça. E ao chegarmos a está visão o que resta é reconhecer nosso lugar como servos.
Como representante de Deus no mundo. O embaixador representa a maio autoridade de seu pais onde ele se encontra.
Paulo a nos apontar a condição de embaixadores no verso 20 está nos esclarecendo nosso lugar na obra salvadora de Deus. Nossa condição de nos colocarmos a disposição de Deus para cuidar dos interesses do |Reino de Deus no mundo, de apresentarmos os valores e princípios do Senhor dos Exércitos em nossa vida pessoal e eclesiástica.

CONCLUSÃO

Diante de tão desafiadora realidade pós-moderna, em que perspectiva temos vivido?
Quais nossos valores e esperança?

Entendo que são os valores que nos darão base para nos posicionar como cristãos e esperança que nos sustentará diante das agruras e frustrações deste mundo, além de apontar para todos que não estamos perdidos, sem perspectiva nesse mundo.
Pelo contrário, temos o amor gracioso de nosso Soberano Deus que nos sustenta e nos provê todas as coisas para sermos seus representantes na terra.

E se você ainda não provou dessa perspectiva gostaria de convida-lo, venha a Jesus, pois para quem Nele está “as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.