LIDANDO COM OS CONFLITOS FAMILIARES E CONJUGAIS - Lição 1B

VIVENDO SEM IMUNIDADE LIÇÃO 1 - João 16.33
(“muitas são as aflições dos justos, mas o Senhor de todas de todas os livra” Sl 34.19)

UMA VISÃO PANORÂMICA SOBRE AS TRIBULAÇÕES
Pensemos, portanto um pouco em alguns PRESSUPOSTOS ou QUESTÕES das coisas ruins ou inesperadas que acontecem e nos afligem:

1) Não há vida sem aflições. O Senhor Jesus em Jo 16.33 declara que “no mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Podemos também encontrar esta mentalidade e realidade nas cartas de Paulo, Pedro, João, bem como no velho Testamento, principalmente no Livro de Jó. O Senhor Jesus em Jo 15.20 declara que : “se me perseguiram ... perseguiram a vós outros”.

2) É possível ter bênçãos através das tribulações. O apóstolo Paulo declara em Rm 5.3 “... gloriemos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e perseverança experiência; e a experiência esperança”.

3) Aceitar as aflições não é fácil. A palavra explícita e implícita nas citações sobre a tribulação é perseverança e paciência. Não como uma resignação passiva, mas como firmeza positiva de quem tem fé em Deus e que reconhece que todas as coisas( isto é, as boas e ruins) concorrem para o bem dos que amam a Deus. .

4) Passar lutas não é resultado de falta de fé ou de pecado. Jó era justo e fiel porém, apesar de ter murmurado algumas vezes, não lhe foi imputado culpa. O senhor Jesus era perfeito e sofreu por nós, conhecido como varão de dores. Todos seus discípulos sofreram, homens e mulheres do primeiro e segundo século foram chamados mártires por causa de seus sofrimentos, creio que só estes fatos seriam suficientes que demonstrar que sofrimento não é, necessariamente, falta de fé.

O pastor Arival Dias Casimiro, em Vença o Sofrimento, declara que podemos ver o sofrimento pelo ângulo da queda, e ainda como algo que ocorre “Por nossa identificação com Cristo” e por isto recebemos oposição do mundo(Jo15.18,19); “Pela desobediência”, e por isso, como pai, Deus nos disciplina(Hb12.6,10); ou sofremos através do “Plano de Deus”(1Pe 4.12).

Penso que também existem sofrimentos nos relacionamentos familiares por motivos resultantes de algumas atitudes, tais como:
- Pessoas idealistas ou excessivamente exigentes; - Pessoas excessivamente solicitas;
- Falta de limites ou excesso de complacência; - Por pessoas beligerantes e que não buscam a pacificação ou não aceitam usar de tolerância; - Pessoas sem sabedoria que escolhem as piores opções; - Pessoas negativas, amarguradas, ou frustradas que tornam tudo antipático ou sombrio ao seu redor: entre outras atitudes resultantes de nossa natureza humana.

Consciente do fato que dificuldades e aflições fazem parte da vida, seria POSSIVEL VERMOS POSITIVAMENTE AS TRIBULAÇÕES ?

Há uma resposta bíblica para esta possibilidade, já que não há vida sem dificuldades? Será que realmente há uma visão positiva para as aflições ? Sim. Talvez como um remédio amargo, mas que nos pode fazer bem, e nos preparar para compartilhar com os outros, e cumprir a ordem de “chorar com os que choram...” (Rm12.15).
Entretanto para tal é necessário buscarmos a perspectivas de Deus. A Palavra de Deus em Tiago 1.2 traz uma declaração interessante ao dizer “... tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações”. Aqui a palavra “provação”( peirasmo) – é posta no sentido de algo que tem um propósito benéfico. Esta perspectiva se funda não no que podemos ver e prever; mas na fé em Deus, crendo que Ele está permitindo alguma coisa positiva para nós, de um modo que talvez não entendamos no meio da luta, mas depois saberemos com clareza.
A história registra Tiago como um líder piedoso e zeloso, que morreu como mártir em 62 d.C., lançado do pináculo do templo. Portanto sabia do que estava falando quando propõe alegrar-se na tribulação.
Sua carta é cristológica e busca tratar da fé prática, e como a igreja estava num momento de perseguição ( v.1 dispersão) neste trecho creio que ele deseja mostrar a aflição do ponto de vista da fé, isto é, mostrar a tribulação na perspectiva da confiança na sabedoria e providência de Deus, entendendo que as lutas também podem ser bênção. Seu propósito é nos apontar a realidade da vida cristã através de uma fé prática. Com ênfase no crescimento vida espiritual. Neste trecho, portanto, a Palavra de Deus deixa claro que ser crente não nos isenta das dificuldades, e que elas podem ter aspectos positivos.

O QUE ISTO NOS ENSINA?
- Que ter consciência da realidade dos sofrimentos, da inexistência de imunidade as aflições, e buscar a perspectiva de que elas podem trazer também aspectos positivos, são posturas que no auxiliam a amenizar as dores e amadurecer-nos. Bem como, devemos pensar que as tribulações podem ser, quiçá, devem ser, um meio para consolar e fortalecer outros que também estão sofrendo e, principalmente, podermos sentir o consolo do próprio Cristo. É o que nos diz a Palavra de Deus (2 Co 1.3-11).
- É preciso entender que alegrar-se nas tribulações não é ignorar as lutas ou sentir-se feliz pela dor, mas sim confiar que Deus está dirigindo todas as coisa. Não é sem motivo que a Palavra de Deus declara que “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus...” Rm 8.28. Todas incluem as boas e as ruins, ainda que em nossas interpretações e momentos de uso deste verso sejam, muitas vezes, apenas em circunstâncias “agradáveis” ou positivas.
- Devemos estar atentos aos sofrimentos de outros para ajudá-los não só a entender estas coisas, mas, principalmente, para o consola-los, quando necessário nos momentos de aflição.

A paz de Cristo Jesus, nosso salvador e a sustentação do Espírito Santo, nosso consolador seja com você.
Pr Alex Carneiro
Visite nossa página https://www.facebook.com/ministeriodialogocristao