LIDANDO COM OS CONFLITOS FAMILIARES E CONJUGAIS - Lição 3

CRESCENDO DIANTE DAS AFLIÇÕES LIÇÃO 3 – Rm 5:1-6 e Tg 1.3-8; 12-18
(“muitas são as aflições dos justos, mas o Senhor de todas de todas os livra” Sl34.19)
Não estamos pregando o masoquismo, em que se busca o prazer no sofrimento, nem tão pouco o ascetismo, que desvaloriza os aspectos corpóreos e sensíveis do homem, onde se ignora ou repele o prazer. Mas falamos que em nossa vida NÃO HÁ nada que nos garanta IMUNIDADE AOS SOFRIMENTOS. Todos temos dificuldades, lutas e sofrimentos.
É preciso deixar claro também que não há mal nenhum em buscar a felicidade, em gozar as alegrias. A Bíblia em vida abundante e paz. A questão é não vivermos fora da realidade. E refletirmos diante das dificuldades, podermos extrair delas aspectos positivos.
Não podemos esquecer que, infelizmente, haja vista a nossa imperfeição e o mundo decaído, não há vida sem aflições; aceitar as aflições não é fácil, tanto que a Bíblia nos recomenda a perseverança e paciência; e principalmente, passar lutas não é resultado de falta de fé ou de pecado. E creio que é possível ter bênçãos através das tribulações, pois a Palavra nos diz que“... gloriemos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e perseverança experiência; e a experiência esperança”.(Rm5.3).
Logo, nosso desejo é que reflitamos acerca dos aspectos positivos e bíblicos da tribulação através do tema: CRESCENDO NAS AFLIÇÕES. Crescer aqui é Ter disposição para sermos conduzidos a caminhos que não escolheríamos, mas que são invitáveis ou necessários. Afinal as aflições são inevitáveis, e por vezes mais frequentes e intensas que as alegrias.

Pensemos numa historia real ( com nomes diferentes) de Luíza e Lourenço.
Roberto nasceu bonito e chorão. Era a carinha de Betty, sua irmã mais velha. Uma bênção para Luiza e Lourenço, que tinham enfrentado a cerca de um ano e meio atrás o fantasma de uma separação. Como foi bom ver aquela família tomando o ruma de novo.
Dois meses depois a mãe de Luiza me liga e pede para eu ir ao hospital, o pequenino Roberto estava internado. Ao chegar encontrei o pequenino pálido e balbuciando um fraco gemido. Luíza segurava numa mão e Lourenço em outra mão do menino. Nunca vou esquecer aquela cena e seus olhares, a voz fraca de Luiza pedindo: Pr o senhor pode batizá-lo; pois refletiam o inevitável. Batizei pela primeira vez uma criança na UTI.
No dia seguinte corri ao hospital, o esperado aconteceu. Encontrei Luiza junto a um irmão que batia em seu ombro e dizia: seja forte filha! Ela me olhou, e lembrei de minha irmã que havia a alguns anos perdido sua filhinha, e como sentimos uma dor lacinante, aperto insuportável no coração. Eu abraçei Luíza e perguntei–a, tá doendo filha? Ela respondeu “Aí pastor, dói muito; dói muito”. - Então chore filha, chore, disse eu.
Amados este é o mundo real. Esta é a nossa vida, cheia de alegrias, mas também cheia de aflições. Talvez você mesmo possa nos contar sua história. ( casamento falido; solidão; abandono da família; filho perdido ; etc...)
Por isso quero deixar claro que este nossos estudos não são a solução para o fim de suas lutas. Mas espero que seja um refrigério no calor da batalha; uma força moral e espiritual, para tirar do fundo de você o resto de força tem. Bem como, que possa levá-lo mais próximo e sensível a providência e a consolação divina, bem como ao sentimento de compaixão pelos que sofrem.

COMO VER AS AFLIÇÕES COMO MEIO DE CRESCIMENTO, OU COMO BÊNÇÃOS?

1º) Entendendo que as aflições fortalecem a nossa fé
Elas fazem parte de um processo. É claro que não podemos falar em fortalecer a fé, ignorando que as aflições trazem elementos reais e difíceis que acompanham este processo. Como processo, elas têm começo, meio e fim. E eis então uma boa notícia, elas passam. Com um elemento temporal, curto ou longo, mas passam. Mas por que devemos crer que elas fortalecem nossa fé? Porque, como disse, é um processo, isto é, conjunto de atos ordenados visando um fim. São um encadeamento de circunstâncias que “produzem resultados para nossa confiança em Deus”, esta é a mensagem, em Rm 5.6: “uma vez provada ... produz perseverança ” e esta “deve ter ação completa”, isto é alcançar seu resultado. E neste primeiro momento este resultado é perseverar, ou seja, manter-se firme no propósito. Firme na nossa fé cristã. É esta perseverança em confiar em Deus que nos fortalece. Não teremos regozijo ou bênçãos na tribulação em si; mas sim nos resultados benéficos que podem produzir.

2º) Entendendo que elas nos amadurecem
O texto de Tiago nos apresenta a palavra “perfeitos”, que na verdade significa maturidade na vida cristã. Passar por lutas e manter-se firme é algo que sem dúvida nos ensina a ver as coisas por outro ângulo, e que nos capacita a sentir e transmitir a consolação e o sustento de Deus. Paulo ao falar de tribulações, que o fizeram “desesperar da própria vida”. Declara “o Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angustia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” Entendam “contemplados” – abençoados; amadurecidos. (2 Co 1.5,7) E se tivermos a postura correta, de uma fé firme, cresceremos em sabedoria vinda de Deus (v.5,6).
E como a ação precisa ser completa é necessário que busquemos a Deus para receber Dele a visão correta para os momentos difíceis. Isto não só pode nos fortalecer como também amadurecer.

3º) Entendendo que elas lapidam o caráter
Junto com a maturidade o v.4 fala em integridade. Isto é em caráter correto, aperfeiçoado. Em fraseologia teológica, santificados. Como pessoas que estão atentas aos inimigos da carne (vs9e v.14). Como pessoas que resistem a vontade da carne e a mensagem do mundo. Como cristãos que estão machucados, tristes, cansados, mas que não abrem mão de seus valores e fé.

O QUE ISTO NOS ENSINA?
Reflitamos na Palavra.
Hebreus 11 nos mostra homens que se mantiveram firmes e foram intitulados pela Bíblia como heróis da fé; “homens cujo o mundo não era digno...”. Que com certeza agiram assim porque tiveram sua vida amadurecida e aperfeiçoada pelas lutas.

O apóstolo Pedro ao falar sobre isso declara que I Pe 1.6-7; 13 e 16.
“Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor de vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo provado no fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.” ; e ... “cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida ... e sede santos...”.

Em fim, podemos aprender que, apesar das aflições, é possível alcançar um patamar a mais em nossa fé, aumentando nossa experiência e esperança, bem como tornando mais firme e santo nosso caráter.
Entretanto é preciso ressalvar que estes resultados devem ser esperados e buscados, mas que em geral só os percebemos depois das aflições e dificuldades. Pois durante as dificuldades e lutas já podemos considerar como bênção apenas sobrevir as aflições.

A paz de Cristo Jesus, nosso Salvador e a sustentação do Espírito Santo, nosso consolador seja com você.
Pr Alex Carneiro
Visite nossa página https://www.facebook.com/ministeriodialogocristao