LIDANDO COM OS CONFLITOS FAMILIARES E CONJUGAIS - Lição 4 B

COMO SOBREVIVER AS CIRCUNSTÂNCIAS DIFÍCEIS OU AFLIÇÕES?
LIÇÃO 4 Tg 1.3-8; 12-18
As aflições podem nos fazer crescer, porém não são fáceis de transpor, principalmente por longo tempo ou de grande intensidade. Logo é preciso no mínimo sobreviver a elas. Mesmo porque, o crescimento e amadurecimento não são imediatos, e em regra não são notados no meio do furacão das aflições.

Pois a dor sofrida quando estamos sós é muito diferente de ...ao lado de alguém. Mesmo quando a dor persiste, sabemos como é diferente quando alguém se aproxima, quando alguém partilha conosco. Essa espécie de conforto mostra-se mais completa e poderosamente visível na encarnação, em que Deus veio ao nosso meio- em nossa vida- para lembrar-nos: “Estou com você em todo o tempo, em todos os lugares”. Em Cristo, deus aproximou-se de nós diante dos nossos sofrimentos: a dor das crianças e adolescentes, os ferimentos dos jovens, adultos e dos idosos, as aflições dos desempregados e daqueles que, repentinamente, ficaram solteiros. Não há sofrimento humano que não faça, de algum modo, parte da experiência de Deus. Esse é o grande e maravilhoso mistério de Deus tornando-se carne para viver entre nós. Deus torna-se parte do nosso pranto e convida-nos a aprender a dançar, não sós, mas com outros, compartilhando da própria compaixão de Deus,, tanto dando como recebendo”. Bênçãos para crescermos nas aflições.

ILUSTRAÇÃO:

Conta-se que nas planícies do oeste do EUA, vivia um mineiro doente. Muito cedo passara pelo desgosto de perder a esposa e a primeira filha. Tornou-se um revoltado. Enquanto estava doente, uma senhora crente, administrava-lhe cuidados de enfermeira e orava por ele e testemunhava de Cristo através de seu modo amável de ser. Uma noite a filha desta senhora lhe disse:
- Mamãe, tu não oraste por aquele homem hoje, já desanimou?
- Creio que sim, respondeu a mãe.
- E Deus já desanimou?
- Creio que não disse a mãe.
- Então não é justo que desanimemos. E oraram.
A enfermeira continuou seu testemunho e cuidado. Um dia sua filha foi com ela ao hospital, e começou a conversar com o homem, e disse:
- O senhor já teve um filhinha. Deus a levou para o céu, mas o senhor vai se encontrar com ela lá.
- Não, não creio, pois sou um homem mau, e estou sofrendo por isso.
- Mas Jesus veio a este mundo e está no céu para fazê-lo um homem bom e aliviar suas dores.
E então através do testemunho, da oração e da proclamação das boas novas do evangelho, por aquela criança e sua mãe o Espírito atuou no coração daquele homem e ele se converteu.
O sofrimento exige de nós perseverança e esperança, e por isso pode fazer com que cresçamos tanto espiritualmente como emocionalmente, conhecendo melhor Jesus nosso salvador.

O QUE ISTO NOS ENSINA ?

Que crescer e amadurecer é bom porém nas aflições não é fácil, por isso a expressão “perseverança” e “necessidade de sabedoria” e com o auxílio do ES. Estas são necessárias para Manter os propósitos ( perseverar) e receber sabedoria já são grandes bênçãos.Por tudo isto é necessário cuidados porque há tribulações externas; as quais não temos controle; porém há tribulações ou tentações internas que podemos controlar.

E que para crescer é preciso sobreviver. Por isso já dissemos que para ultrapassarmos os períodos de tempestade e lutas precisamos viver sendo amigos de Deus; sendo ajudados por Ele; estando focados Nele é o modo melhor de passar pelo furacão. Mas e bom também que divivdamos a carga compartilhando com as pessoas. Contudo isto só acontecera se tivermos uma um clara visão de nossa debilidade.

Sofrer não é bom, e se olharmos para o Éden antes da queda e para as promessas do céu veremos que Deus não quer que soframos. Contudo sofremos com os efeitos da queda e ainda não estamos no céu, logo o sofrimento fará parte da nossa vida na terra, num momento ou no outro, com mais ou menos intensidade. Por isso a Bíblia nos propõe que peçamos a Deus sabedoria para que cresçamos e sobrevivamos as tribulações.

E que não esqueçamos Ele está conosco até a consumação dos séculos ... !

E nos convida : “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós o seu jugo e aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossa alma. Porque meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

“Ele é nosso refugio e fortaleza socorro bem presente na tribulação”, por isso como diz o salmista, não devemos temer, mas confiar a Ele nosso caminho (Sl 37). Por isso precisamos ser perseverantes e confiantes e Deus. pois a Palavra nos diz “regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes” Rm12.12. Sem deixar também de compartilhar as necessidades e dores (Rm 12.13-15). A fim de sermos consolados e consolarmos na mesma medida (2 co 1.3-11). Assim podermos não só sobreviver, como ajudar outros a sobreviverem as tri-bulações, pois “muitas são as aflições dos justos, mas o Senhor de todas de todas os livra” Sl34.19

A paz de Cristo Jesus, nosso Salvador e a sustentação do Espírito Santo, nosso consolador seja com você.
Pr Alex Carneiro
Visite nossa página https://www.facebook.com/ministeriodialogocristao