LIDANDO COM OS CONFLITOS FAMILIARES E CONJUGAIS - Lição 5

DEUS TEM CUIDADO DE NÓS E SE IMPORTA
LIÇÃO 5 : Jo 5.1 a 9

INTRODUÇÃO

Alguns pensam que há uma dicotomia entre a teologia e a prática. E consequentemente temos uma vida eclesiástica e uma leiga. Uma coisa é a vida espiritual e outra é a material. Outros pensam que Deus como um grande relojoeiro, fez o universo e o deixou a mercê de seu funcionamento automático, segundo as regras naturais. Ou então sem qualquer ação providencial de Deus. Ou seja nos criou, e até planejou nos salvar mas não atua em dia-a-dia. Conclusão, Deus não se envolve com todos os aspectos de nossa vida. Jesus não pensava assim, e muito menos a Bíblia faz esta separação. A realidade de João 5 nós demonstra que não há esta separação, e que Cristo se importa conosco. Deus não é insensível a nossas dores e dificuldades. Não é um “sádico cósmico” como disse C.S. Lewis em um enlutado desabafo.
EXPLICAÇÃO:
No capítulo 3, Cristo faz uma explanação teológica, sobre soterologia, sobre o estudo da salvação. Ele fala da necessidade de conversão e da ação do ES nisto no V.4; fala do amor de Deus no v.16; de sua soberania nos v.31 e 32; e da própria salvação no v.36. E isto sem discriminação, para samaritanos, inimigos judeus; e para todos os homens, segundo o ES - Cap 4.14.
E todas estas circunstâncias devem redundar em adoração verdadeira (v.24), pois Cristo é o verdadeiro messias e Deus(v.42); por isto Ele pode dar vida (v.4.43 a 54).
No capítulo 5, no trecho que lemos Jesus demonstra esta verdade, a saber que só Ele tem poder para dar sentido a nossa vida. Assim Ele é nosso messias, soberano, amoroso e salvador. E que embora toda sua santidade e poder, Ele se importa com nossa vida comum, sofredora e difícil.

1. CRISTO SE IMPORTA e: ESTÁ ATENTO AS NOSSAS DIFICULDADES V.1 A 6
- É interessante ressalvar que ainda que vivamos no meio de um lugar que se fala de misericórdia Betesda - BETE SAHTA, “casa de misericórdia”. A igreja, pois ela existe para como Cristo ver a miséria vivida pelas pessoas e por elas Ter compaixão. No entanto por vezes ainda que como parte dela nos sentimos só. Não obstante, Cristo está atento a nossas dificuldades.
- Ele “vendo-o” e “sabendo” perguntou-lhe .
Jesus poderia ter passado direto e ignorado aquele aleijado. Mas o Senhor foi até ele estabeleceu um relacionamento, se interessou por ele.
Cristo nos amou, morreu por nós e nos deixou um consolador porque se preocupa conosco; porque sabe de nossas limitações e dificuldades.
2.“ CRISTO SE IMPORTA ” e : - OUVE NOSSAS SÚPLICAS V.6 e 7
A ) de solidão, de abandono. Disse o homem “não tenho ninguém”
Ao atentar para aquele homem, Cristo, foi em direção dele, no sentido de suas dificuldades.
E este falou do que estava cheio seu coração: solidão e abandono.
B) de desvantagens. “Enquanto vou outro desce antes de mim”

Ele se abriu para Jesus. O senhor já sabia de sua condição; de seus impedimentos e depressão. Contudo quis ouvir do homem.
É interessante como Deus deseja que demonstremos nossas fraquezas e que reconheçamos nossa dependência.
Foi isto o apóstolo Paulo entendeu ao declarar “quando estou fraco aí e que sou forte ...” e com isto aprendeu que “tudo posso naquele que me fortalece” Fp 4.13 . Pois é justamente na condição de dependência total que Deus opera.

3. “ CRISTO SE IMPORTA ” e: - CRISTO NOS AJUDA V.8

A) Na cura : A espera foi longa mas a ajuda foi completa. Não só física como emocional e espiritual.
Para o Judeu a doença era um castigo divino, um problema com Deus, Jesus resolveu.
As circunstâncias criaram naquele homem uma vida de depressão, apatia e solidão. O homem venceu isto pois foi capaz de atender a ordem de Cristo, e teve ânimo para se esforçar e vencer sua luta de 38 anos de vida miserável.
B) Vencer as barreiras: O homem foi capaz, em Cristo, de transpor suas barreiras.

b.1 Pessoais : Ele venceu sua luta pessoal da depressão; do sentimento de inferioridade social: “e pôs-se a andar”.
b.2 Preconceituais : Era Sábado, um Judeu são não podia trabalhar, nem carregar nada; Em Jr 17.21 e 22 vemos o profeta protestar quanto a isto. Quanto mais um amaldiçoado pela doença.
Mas sua relação agora e dependência era com Jesus, alguém que se importou com ele, que o ouviu e que resolveu efetivamente ajudá-lo.
Não importa o que digam; não importa os costumes, isto é, como as coisas sempre acontecem, em Cristo a ajuda é real.

CONCLUSÃO

Moíses diante do Mar vermelho estava sem saída mas o Senhor pelejou por ele. A história do homem é de um Deus que se importa.

ILUSTRAÇÃO:

Era noite. Trovões ribombavam e relâmpagos faiscavam no horizonte. Chovia torrencialmente. As casa tremiam com a violência do vento e da chuva pesada, que batia nas vidraças. O cenário era de filme de terror.
Dentro da casa estava um pequeno menino com coqueluche, que deitado com sua Mãe ouvia o rumor da tempestade. Chamou então sua mãe atemorizada:
- Mãezinha onde estás ?
- Estou aqui respondeu sua mãe.
Ele estendeu sua mão. Sua mãe o tocou, acariciando-o; e perguntou quer alguma coisa?
- Ele respondeu, agora nada, porque você está aqui !

Ah! Como nos sentimos sós nas horas de dificuldades, se não firmamos nossa fé em Deus, que está sempre atento a nossas dificuldades; pronto a ouvir nosso pranto e a nos ajudar.

Cristo se importa conosco a maior prova disso foi sua morte na cruz para nos salvar.
Creia, Ele é capaz de te ajudar a vencer suas barreira de solidão; de abandono; de apatia.
O Senhor disse que Ele é a nossa luz. Se hoje você senti que Ele é sua luz no fim do túnel vá em frente; tome seu leito de dificuldades e ande para honra e glória de Cristo, ainda que todas as circunstâncias sejam desfavoráveis.
... marche ! O senhor pelejará por voz !

A paz de Cristo Jesus, nosso Salvador e a sustentação do Espírito Santo, nosso consolador seja com você.
Pr Alex Carneiro
Visite nossa página https://www.facebook.com/ministeriodialogocristao