AMOR DE PAI

AMOR DE PAI
1Jo 3.1 a3 e 1 Pe 5.7

Somos pais; e sendo pais sabemos o sentimento que permeia a relação pai e filho. Sabemos que ela é por vezes difícil, pois exige amor e cuidado.
Nosso pai celeste, que assim como Pai é Deus, tem esta relação conosco. Uma relação de profunda graça, pois Ele não só nosso nos perdoou, mas também nos adotou como filhos e nos tem dispensado cuidado de Pai. O que isto pode nos ensinar como pais e como servos de Deus sobre Seu profundo amor?

É sobre isso que gostaríamos de refletir nessa semana do dia dedicado a agradecermos pela vida de nossos pais.

NOSSO PAI CELESTE;

PELA GRAÇA NOS ADOTOU 1 Jo 3.1 a 6

- O texto de 1 Jo deixa claro que Deus nos concedeu um grande amor. E nós fez seus filhos. Por vezes lemos este texto e não percebemos a profundidade deste amor. Mas o verso 4 e 5 fala do pecado, deixando claro que foi necessário um ato profundo de Deus para acima da justiça, que tem base na sua santidade, suplantar a sua justiça com seu amor.

- E por este ato até hoje deus é mal interpretado, pois muitos acham injusto Deus amar alguns como filhos e rejeitar a outros. Contudo em verdade Deus não é injusto mais amoroso.

- Pois afinal éramos inimigos de Deus mas por causa de seu grande amor, que ofereceu seu filho legítimo por nós, passamos a ser co-herdeiros com Cristo.

- E este amor é profundo por que ainda que a mãe rejeite ao filho que gerou, Deus não esquecerá dele em seu amor.

Mas Ele não só nos concedeu este grande amor, o que já seria suficiente pela salvação, mas tem cuidado de nós incessantemente e deseja que confiemos Nele.

NOSSO PAI CELESTE;
CUIDA DE NÓS 1 Pe 5.7
- Pedro diante da grande perseguição e sofrimento; ao ponto de a idéia central dessa sua primeira carta ser ‘sofrimento e glória”. Conhecendo o caráter de Pai de nosso Deus consola o povo.

- Ele deixa claro a natureza da relação que temos com nosso Deus e Pai:

1º) De Segurança “lançando sobre Ele” :

O Sl 23 declara que Ele é “nosso pastor e que portanto nada nos faltara...” pois a “bondade e misericórdia”de Deus nos seguirão todos os dias da minha vida.v1- 6

2º) De confiança “ lançando ... toda vossa ansiedade”
Deus é um Pai que nos conhece; o Sl 139 profundamente; “sonda nosso coração’ e sabe que apesar de nossos atos e nossos medos, lá no fundo desejamos corresponder a seu amor de Pai.

Ao lermos o Salmo 91, por exemplo, podemos ver esta relação de amor e cuidado.

O que poderíamos aprender com este Deus que é Senhor, mas também é Pai? Um pai que não nos rejeita mas ama, e que nos adotou e cuida de nós.

Primeiro, que precisamos nos esforçar para alcançarmos a estatura de Deus, seu caráter. Pois Deus que é cheio de santidade também tem sido cheio de graça e espera apenas que sejamos santos como Ele é santo, e que amemo-nos uns aos outros como Ele nos amou ele. Aplicando o perdão recebido de Nosso Pai Celeste a nosso filhos.

Segundo, assim como Deus nos amou incondicionalmente, assim devemos amar nossos filhos e irmãos em Cristo. Não tentando mudá-los mas ensinando-os e concedendo a eles oportunidade de provar de nosso amor, e confiar em nosso cuidado.

Por fim, louvamos a Deus por nossos pais. E esperamos que possam ser homens que se coloquem dependentes; fiéis; desprendidos; amáveis; cuidadosos e perdoadores como nosso Pai que está nos céus. E com isso sejam exemplos e possam influenciar não só na família, mas em toda nossa vida em sociedade.

E rogamos para que, os filhos reconheçam a amor de seus pais e a ordem de Deus de honrá-los, vivendo uma vida de respeito e amor recíproco a seus e que possam refletir os exemplos de bem que tenham recebido.

Parabéns e honra a todos os pais.
Sigamos refletindo o amor de Deus na criação e relação com nosso filhos.

Deus abençoe a todas as famílias.