MISSÕES UM ESTILO DE VIDA – PARTE 2
• MISSÕES É SEU NOVO ESTILO DE VIDA PORQUE...
1. É UM PRIVILÉGIO PARA VOCÊ:
Ef 3.8 – Embora eu seja o menor dos menores de todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo.
Quem anuncia as boas novas de Deus, perto ou longe, não é um coitado, é sim um privilegiado. É feliz, felizes são os que anunciam a paz do Senhor entre as pessoas.
Antes de qualquer coisa, é um privilégio dado a todos, mas nem todos entenderam e aceitaram, um tremendo presente aos dispostos.
2. É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA:
Sl 118.17 – "não morrerei, mas vivo ficarei para anunciar os feitos do Senhor"
Acorde, você está vivo não por acaso e sim, com um grande propósito; Anunciar o que Deus tem feito! Deus mantém você vivo para USAR você!
Deus te fez para ser missionário, para fazer acontecer!
3. CRISTO UNGIU VOCÊ PARA ESTA MISSÃO:
Is 61.1 – "O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levas as boas notícias ...¨.
Deus enviou os profetas, Jesus, eu e você...
Cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,
I Pe 2.9 – "Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".
At 1.8 – "Mas recebereis PODER quando o Espírito Santo descer sobre vocês..."
Ele já desceu e vive em você, Aleluia! Pode ir...
4. VOCÊ ESTÁ ANDANDO PERTO DE DEUS:
Mc 5.20 – "Então, aquele homem se foi e começou a anunciar em Decápolis o quanto Jesus tinha feito por ele. Todos ficaram admirados".
Jesus mandou o gadareno falar para todas as pessoas o que Ele fez em sua vida. Fale para sua família, para seus vizinhos, para seus funcionários, para seus patrões, para seus colegas da escola, faculdade, do trabalho, fale para os que te servem (frentistas, os porteiros, os garçons, enfim, fale para todos!). Todos precisam de Jesus, todos precisam de você!
As pessoas estão vazias, secas, elas vão ficar impressionadas com o que Jesus pode fazer por elas também!
Ao andar perto de Deus, você começará a ter experiências inexplicáveis de fé com Ele.
Com quem você tem andado ultimamente?
Olhe para dentro de você mesmo e responda para Deus nesta manhã:
Você se sente responsável em falar de Jesus?
Você tem prazer em falar do amor de Jesus?
Você sente-se confortável com a idéia de SER um missionário?
Você tem dado de si e do seu para missões acontecer?
Você tem dado o seu testemunho pessoal para as pessoas?
Deus pode contar com seus recursos para sua obra?
Você tem vergonha de SER um missionário de Cristo aqui neste mundo?
Eu creio...
Deus quer fazer coisas grandes através de sua vida!
Deus quer mudar nossa cidade através de sua vida!
Deus quer mudar o mundo através do seu novo estilo de vida:
Seu novo estilo de vida é = SER, ORAR, ESTAR e DISPOR!
Você quer viver assim daqui para frente?
• Conclusão
- Missões é seu novo estilo de vida porque ...
? É um privilégio para você:
? É questão de sobrevivência:
? É questão de missão:
? É fruto de experiência de andar com Deus.
A partir desta mensagem, a visão do Ministério de Missões tornou-se "toda Igreja vivendo missões como estilo de vida" e a missão, "motivar, capacitar e equipar todas as pessoas viverem missões como estilo de vida" e os valores, formam o acróstico "Missões";
M utualidade Fazemos missões por amor ao próximo, não por programa.
I ncentivo Incentivamos o voluntariado porque cada membro é um missionário fora da Igreja.
S uporte Fornecemos suporte aos missionários locais e aos de campo.
S ensibilidade Pessoas são prioridade em todas suas necessidades.
O bediência Obedecemos a Deus segundo Atos 1.8 tendo uma visão missionária globalizada.
E nsino Capacitamos nossos missionários através do treinamento pessoal e coletivo.
S erviço Entendemos a importância da diversidade de dons e ministérios na visão de ganhar todas as pessoas para Jesus.
Entendemos e temos levado cada membro da igreja a entender que todos somos ministros para servir na igreja e comunidade e também, enfatizamos que todos somos missionários. Uma frase frequentemente repetida é "Na Igreja, somos ministros; fora de Igreja, somos missionários". Para fixar esta idéia, quando da visita de um missionário de campo (missionário sustentado pela igreja em outro país), na apresentação do mesmo, antes de chamá-lo para vir à frente dar seu testemunho, pedi que os missionários presentes que ficassem de pé. Para surpresa de muitos, os pastores e ministros do colegiado e mais alguns membros ficaram de pé, junto com o missionário de campo presente. Elogiei aos que haviam entendido a mensagem da frase, repetimos a frase e novamente pedi aos missionários presentes que ficassem de pé e então, toda a Igreja ficou de pé. Desta maneira e através de outras iniciativas estamos fixando a idéia de que, cada crente salvo é um missionário enviado para ganhar todas as pessoas para Jesus.
De uma forma conceitual, temos ensinado que "viver missões como estilo de vida" manifesta-se quando a pessoa é um missionário onde estiver, está disponível para obedecer ao que Deus pedir em qualquer momento e dispõe seu tempo, talento e recursos para missões.
No momento atual, estamos revendo nossa visão, missão e valores, tornando-os pessoais aos membros, adequando-os aos da Igreja e através deste artigo, trazendo-os a você como desafio pessoal de ter "Missões como estilo de vida".
Visão – Ganhar todas as pessoas para Jesus
Missão – Viver missões como estilo de vida
Valores – SER, ESTAR e DISPOR
-SER um missionário onde estiver;
-ESTAR disponível para obedecer ao que Deus pedir em qualquer momento,
-DISPOR de tempo, talento e recursos para missões.
SER um missionário
É reconhecer que enquanto estou indo eu tenho que ser! Creio que essa idéia está melhor explicada ao lermos em I Co 9.16 que o missionário Paulo não podia calar-se, deixar de pregar, onde as situações ou circunstâncias da vida tivessem-no levado. Observamos que na vida ele não exclui os planos de viagem (Rm 15.22-24), mas se um naufrágio o coloca em uma ilha, ele continua sendo um missionário; se uma circunstância o coloca na prisão, ele prega a toda guarda pretoriana; isso é SER um missionário (atitude) que está bem fundamentada na grande comissão (Mt 28. 19,20), cuja melhor tradução é INDO e não IDE (apenas).
Há tempos atrás, conversando com um dos líderes regionais de missões nacionais, ele contou-me da sua decepção com um missionário chamado para evangelizar os indígenas brasileiros, que ficou esperando 2 anos por um documento que permitiria entrar em uma aldeia para onde ele havia sido nomeado, mas neste período, não tinha desenvolvido nenhum ministério evangelístico na cidade onde ficou aguardando a autorização do governo responsável. Mesmo reconhecendo que alguns têm um chamado muito específico, isso não exclui as demais pessoas. Jesus tinha um chamado específico (judeus), mas ganhou a mulher samaritana e sua aldeia, a mulher sírio-fenícia e atendeu aos gregos que o procuravam.
Um outro exemplo é a departamentalização que vemos as vezes nas igrejas; se eu sou "levita" do louvor então minha função é cantar/tocar louvores a Deus; se meu dom é do ensino então o que importa é que meus alunos tenham um conhecimento bíblico espetacular e etc. Com isso, não estou dizendo para deixar de exercer seu ministério com diligência e empenho, mas sim que o conjunto é importante. Em nossa igreja, as cantatas e celebrações são também apresentadas em shoppings, escolas, supermercados, teatros, praças e em qualquer lugar que abra as portas e o povo esteja, pois a mensagem de salvação deve estar também fora das quatro paredes do Templo. O Ministério de Adoração também é missionário assim como o objetivo final de missões é transformar as pessoas sem Cristo em verdadeiros adoradores.
A idéia que uma das definições de missões traz é que, para ser um missionário, eu devo sair do meu cotidiano, transpor uma barreira que pode ser geográfica, cultural ou lingüística. Isso é verdade desde que inclua também a idéia de que eu sou um missionário quando estou indo aos lugares onde geralmente vou (escola, trabalho, supermercado, etc.) e de forma natural, falo através da minha vida e palavras sobre uma nova maneira de viver em paz com Deus. Quando isso é a motivação da minha vida então sou um missionário ao participar do esforço no envio de alguém para transpor barreiras para que as boas novas de salvação chegue a todos povos, nações e etnias.
ESTAR disponível
Para explicar este ítem, volto a usar a vida de Paulo, quando orienta Timóteo em II Tm 2.3-4 com a recomendação:: "Suporte comigo os meus sofrimentos, como um bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou".
Em São José dos Campos está localizado o Centro Técnico da Aeronáutica (CTA), e por isso temos em nossa membresia alguns militares. Freqüentemente para prosseguirem na sua carreira, aceitam postos mais graduados em outras cidades, às vezes em extremos distantes da nossa pátria, causando até desconforto familiar, mas estão disponíveis para a carreira que abraçaram.
Eu fui empregado da Caixa Econômica Federal(CEF) e 3 vezes tive que mudar de cidade e outras 3 de agência, para crescer na carreira gerencial. Você mesmo deve conhecer, ou mesmo fazer parte da sua história de vida, mudanças ocasionadas por necessidades de trabalho ou estudo. Enquanto fui empregado da CEF estava disponível para aceitar desafios ou encargos gerenciais.
O mesmo deve acontecer na minha, na sua, na nossa vida como "empregados" (servos) de Deus. O apóstolo usa a ilustração do soldado para lembrar Timóteo que ele, assim como nós, devemos estar disponíveis para qualquer chamado do comandante, não permitindo que negócios da vida civil (no nosso caso, vida secular) nos prenda de tal forma a desagradar a Deus.
Você consegue lembrar de alguém que é tão dedicado a sua "vida civil" que não tem agradado ao Senhor que o salvou e alistou em seu exército de missionários? Na sua igreja ou comunidade, tem exemplos de pessoas cuja dedicação ao emprego ou negócio é tamanha que a Igreja ou Deus, pouco pode contar com ele? Como você se classifica nessa recomendação de Paulo à Timóteo? Você está todo "enrolado" no seu "ganha pão" ou na escola que, sua igreja pouco pode contar contigo para ganhar todas as pessoas para Jesus?
Cabe uma observação que, não estou propondo que os membros do corpo de Cristo sejam relapsos nos seus compromissos de trabalho, negócios ou estudo; muito pelo contrário, devem ser os melhores alunos, empregados, patrões ou donas de casa mas também devem usar todas as oportunidades que surgem para testemunhar da diferença que Cristo fez e faz em nossas vidas para colegas, vizinhos e amigos. Quando você está no seu trabalho ou estudo também deve estar disponível para o Senhor usar sua vida para sua glória de todas as maneiras, inclusive para um chamado de tempo integral. Todos somos ministros para servir e missionários para levar sua glória às nações, ao mesmo tempo em que estudamos, trabalhamos ou construímos nossa família.
DISPOR do tempo, talento e recursos para missões
Este ítem assemelha-se ao que ouvíamos anteriormente sobre contribuir mas quero ampliá-lo para incluir-nos no processo, pois as vezes, ao contribuir, as pessoas podem pensar que já fizeram sua parte na evangelização mundial.
Volto a usar os escritos do apóstolo Paulo para explicar este ítem quando em II Co 8.5 diz que os macedônios contribuíram para a assistência aos santos mas "não sòmente fizeram o que esperávamos (a contribuição), mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois a nós, pela vontade de Deus" dispostos a também ir. Este é o sentimento, está e a explicação do ítem.
Você pode assemelhar-se aos crentes macedônios que foram usados como exemplos pelo apóstolo Paulo para incentivar a contribuição na igreja de Corinto, servindo a igreja como voluntário e através de viagens missionárias, ou férias missionárias, servindo a Cristo com seu tempo estando também disponível para atender um possível chamado de tempo integral.
Peço desculpas por usar meu próprio exemplo, pois desde a minha mocidade tenho servido a igreja e a Cristo com meu tempo; a maior parte de nossas férias em família, foram marcadas para participar de assembléias, congressos, projetos missionários de férias (PROMIFÉ) ou viagens a campos de missões e agora, aposentado, sirvo com alegria, em tempo integral por sempre ter disposto a dar meu tempo para o serviço do Senhor e sua Igreja.
Talentos e recursos são suas qualificações, suas experiências de vida, seus cursos profissionais, seus talentos culinários e etc. Estamos falando também de dinheiro mas não só sobre dinheiro.
Conclusão
Entendendo que orar, contribuir e ir aplicado a vida dos membros das igrejas representa um avanço em relação a outras, sem nenhuma visão missionária, propus-me neste artigo a apresentar o que temos ensinado a membresia da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos a "viver missões como estilo de vida" conforme os valores escritos acima e espero sinceramente que você também adote este estilo de vida.