A REVELAÇÃO ESPECIAL DE DEUS (Parte IV)

A REVELAÇÃO ESPECIAL de DEUS (Parte IV) - Salmo 19. 10 – Desejos Ardorosos
A Palavra de Deus no Salmo 19 nos demonstra que as qualidades ou atributos das Escrituras são expressão do caráter de Deus, que podem e devem criar me nos a vontade de refletir estes atributos. O que é possível se aplicarmos às nossas vidas a Palavra de Deus. Dissemos que este é o ponto central de nosso tema, por ser o propósito de nossa criação – sermos a imagem e semelhança de Deus. Que afirmamos ser concretizado quando de através de nossas atitudes e vida refletem os atributos de Deus. Isto faz de nós instrumentos de revelação da glória e graça de Deus. Chamamos a atenção para o fato de isto ser mais que um fator intelectual ou de entendimento, pois deve ser uma ação prática, um modo de vida.
O Salmo 19 com a apresentação dos títulos(conceitos) e atributos da Palavra de Deus geram resultados operosos na alma, mente, coração, visão e sentimento do homem, fazendo com que este viva diferente. Por isso dissemos que precisamos deixar que estes efeitos sejam em nos cada vez mais operosos em favor do evangelho, para que nossa alma restaurada viva em sabedoria, alegria, com visão iluminada em adoração e reverência ao Senhor.
Desta forma o entendimento de toda a dimensão da Revelação de Deus e de Sua palavra gozaremos dos resultados da graça Deus de restauração da alma, sabedoria de vida , alegria e esperança, nova visão (iluminação) e reverência. Estes efeitos da Palavra, quando trabalhados e aceitos por nós, geram DESEJOS ARDOROSOS, isto vontade intensa de buscar e gozar da verdadeira riqueza (Cristo) e do alimento genuíno, que realmente fortalece.

O verso 10 demonstra que tudo que vimos são mais “desejáveis que as o ouro... que o muito ouro depurado”, isto é, que a Palavra de Deus é a VERDADEIRA RIQUEZA que podemos ter. Aquilo que realmente tem valor, não qualquer tesouro, mas melhor que o ouro mais puro, ou seja, aquele sem impurezas. Isto reluz toda a preciosidade da pessoa do Deus Trino e de sua palavra que apresenta Seu caráter e amor. Esta é um dos aspectos que estamos tentando despertar - o reconhecimento do grande valor da Palavra de Deus em nossa vida.
Mas o verso 10 não é só um grande fecho que demonstra o grande valor a Palavra de Deus mas o que também a Palavra é uma grande fonte de sustento e força. E que portanto deve criar em nós o desejo por este ALIMENTO GENUíNO(v.10). Genuíno porque cumpre todos resultados que se deseja ou espera de um alimento – sabor e sustento. Por isso a figura do mel.
O mel é um dos alimentos que tem o sabor mais doce e mais forte da natureza. A Palavra de Deus, comparada ao mel, mostra todo seu potencial de alimento gostoso, suave, que fortalece. E que reforçado pelo “favo” onde podemos retirar o própolis, demonstrar também todo seu valor medicinal, próprio para curar, sustentar e nos proteger. Enfim, a Palavra e a graça de Deus devem ser desejados por nós pois só Deus com sua graça e através de Sal palavra pode dar o verdadeiro sabor, alegria e poder à nossa vida.
Assim, devemos desejar ardentemente o que é precioso e o que alimenta verdadeiramente que é a Palavra de Deus, pois como ela mesma declara, pela boca de Jesus: “nem só de pão viverá o homem mas de toda Palavra que sai da boca de Deus”. E porque o Salmo 19 nos revela toda a grandiosidade não só da Bíblia, mas de Deus, de sua graça e amor por nós, que por sua Palavra não só apresenta seu caráter mas seu cuidado e amor de Pai por nós.

Após expor os Conceitos dos Títulos Grandiosos da Palavra de Deus, e demonstrar os Atributos Poderosos, geradores de Efeitos Operosos, que por tudo isso levam o homem de Deus. Que levam o homem a conhecer a graça de Deus e a viver com uma Atitude (Desejo) Ardoroso diante de Deus e sua Palavra. Espero, no Senhor, ter lhe ajudado meu amado leitor a conhecer a melhor a Deus, por Sua Palavra, e a descobrir a alegria da Salvação, e se já a tiver, descubra todo o poder das Escrituras ou da santificação e comunhão em Cristo que ela pode produzir. Pois ela, a Bíblia é a Revelação Especial de Deus para nós. É o instrumento que Deus resolver usar para registrar e demonstrar seu amor pelo homem e para levar o homem a viver segundo o propósito da criação - ser “a imagem e semelhança de Deus”, isto é, reproduzir todo amor e caráter de Deus, em sua relação com o Senhor e com sue próximo.
Espero, portanto, que tenha abençoado você. E juntos oremos para que o Senhor nos faça fiéis conhecedores e praticantes de Sua Palavra.

Pr Alex Carneiro

no face Diálogo Cristão