A REVELAÇÃO ESPECIAL de DEUS (Parte II) - Salmo 19: 7- 10 – Títulos Grandiosos.

A REVELAÇÃO ESPECIAL de DEUS (Parte II) - Salmo 19: 7- 10 – Títulos Grandiosos.

Como vimos, Deus usa este Salmo para revelar Sua glória e demonstrar todo alcance de sua Palavra na vida daqueles busquem, os Títulos, os quais, denominamos aqui de grandiosos, são fonte para expressar a majestade do Senhor e sua Palavra. Pensamos um pouco sobre a Lei, Testemunho e Preceitos, agora nos debrucemos um pouco sobre outros títulos que revelam a graça de Deus. Passemos, então os títulos: MANDAMENTOS, JUÍZOS e TEMOR.

4. MADAMENTOS(v.8) : São ordens diretas daquele que é onipotente, e tem que ser obedecido. Tem literalmente a idéia de ordem a ser obedecida. “Sede santo porque Eu sou Santo”( ) “Amai-vos uns aos outros...”
5. JUÍZOS(v.9) : É a expressão de senso de valor de Deus do que é o bem e o mal; Seu exato julgamento, verdadeiro e justo sem erro, daquele que é Ele mesmo denominado Pai de Justiça, que julgará os vivos e os mortos.

6. TEMOR(v.9): É o conceito que exprime, segundo Davidson, em sua obra Novo Comentário da Bíblia: “o propósito, da Palavra de penetrar no íntimo do homem, de inculcar em sua mente, gerando nele a reverência devida a Deus”. Entendo ser o elemento que leva o homem ao respeito devido a Deus e ao reconhecimento claro da santidade e glória de Deus. E que portanto pode nos levar a uma vida de santidade e adoração pois nos faz entender quem é Deus e quem nós somos.

Diante de TÚTULOS GRANDIOSOS, não apensas por seus significados gramaticais, mas sim por seus conteúdos reveladores, devemos reconhecer que Títulos da Palavra de Deus conceituam e refletem toda soberania, majestade, poder, pensamento e sentimento de Deus. Por isso nos prostremos e adoremos ao Senhor. Declaremos a todos as verdades destes títulos grandiosos e vivamos, diante de Deus, segundo a reverência que a Bíblia nos requer.
Só após esta consciência podemos tratar dos ATRIBUTOS PODEROSOS da Palavra de Deus em Sua Revelação Especial. Para isso nos vemos na próxima mensagem.

Pr. ALEX RIBEIRO CARNEIRO