AS QUATRO ESTAÇÕES DO CASAMENTO - Parte 8

A PRIMAVERA: A ESTAÇÃO DOS RECOMEÇOS
PARTE 1
“A primavera é o tempo de recomeçar.”

3.1 - Descrição
A primavera é a estação mais colorida do ano. É também a estação que se segue ao inverno, por isso está sempre associada ao recomeço. A natureza parecia estar morta, a cor cinza, prevalecia, mas, eis que chega a primavera com todo seu esplendor e beleza! Então, começa o ciclo da renovação e a esperança renasce multicolorida. Por causa disto, na história da humanidade, a primavera foi sempre considerada a estação da metáfora do renascimento, do rejuvenescimento e da paixão. Curiosamente, o dicionário português traz como sinônimo da palavra “primavera” a palavra “juventude”, a idade primaveril.
O reflorescimento da flora e o período de acasalamento da fauna, serviram de pano de fundo para poetas e escritores discorrerem sobre os encantos do amor e da paixão. Tim Maia, cantava: “É primavera, te amo, é primavera, te amo, meu amor. Trago esta rosa... Hoje o céu está tão lindo...”. E a poeta Rayma Lima, escreveu: “É chegada a primavera, a natureza se renova e festeja, colorida... Primavera das flores, primavera da vida, é mais uma evidência do amor de Deus, por nós... Olhe para o botão em flor, não se importe com a cor... perceba a maravilha estampada e sinta: Deus está ali!” (texto adaptado, extraído na Wikipédia, 19.09.2008, 8h55min).
Os dias são mais longos e mais claros, e o Sol faz sua parte jogando intensa luz sobre a criação fazendo com que as flores reflitam mais ainda sua beleza, dando mais vida às cores e multiplicando nossos estímulos visuais. A primavera é o tempo dos recomeços. O clima fica agradável, sem os extremos do inverno e do verão, ao mesmo tempo em que a temperatura fica mais estável e agradável, com poucas variações. A primavera é clara, e quando ela chega não deixa dúvidas, basta a sensibilidade de olhar pela janela.
A Bíblia também se utiliza do aspecto didático da primavera. As flores, sinal mais característico desta estação, ao mesmo tempo em que nos falam do cuidado que Deus tem com cada detalhe da vida dos seus filhos: “Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.” (Mt. 6:28-29), nos exorta quanto à transitoriedade da vida: “O homem... nasce como a flor e murcha” (Jó 14:1-2).

3.2 Sinais da primavera no casamento
Como é um casamento na primavera? Chapman (2006, p.43), faz a seguinte descrição:
“Na estação da primavera no casamento, os cônjuges têm atitudes positivas em relação um ao outro e com relação à vida em geral. As atitudes comuns da primavera são de gratidão e de expectativa em relação ao futuro. Percebe-se a mudança como oportunidade para novos começos, e os casais na estação da primavera esperam aproveitar ao máximo essas oportunidades... Na estação da primavera, os casais conseguem ter uma atitude otimista sobre o casamento.”

Obviamente, mesmo na primavera, ele não é um casamento perfeito, mas é um casamento abençoado por cônjuges que escolheram por atitudes construtivas a fim de que o projeto de vida a dois pudesse dar certo. A perfeição não está à disposição da humanidade nesta dimensão que vivemos; a raça humana foi desgraçadamente manchada pela Queda. Pós-Éden e pré-Céu tudo tem a marca da imperfeição e da desarmonia, até mesmo o amor conjugal, por melhor que ele possa ser. Aliás, para que o amor conjugal seja o melhor possível, é preciso abrir mão da ilusão da perfeição.
Sobre isto, Viorst (2006, p. 191) escreveu:
“...quando se trata de amor, teimosamente nos agarramos às ilusões – visões conscientes e inconscientes de como as coisas deveriam ser. Quando se trata de amor – amor romântico, amor sexual e amor conjugal –, precisamos aprender outra vez, com dificuldade, a desistir de todos os tipos de [falsas] expectativas.”

Todavia, a benção de Deus está à disposição de todos aqueles que o buscarem: “Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor... tua esposa será como a videira frutífera...” (Sl. 128). A promessa da benção de Deus é que me faz acreditar que é possível um casamento ter as marcas da primavera, com seus recomeços de beleza, vida e cor.
Vejamos então algumas destas marcas.
Continuamos A Estação da Primavera na próxima quinzena.
Deus o abençoe!
Pr.Alex