A TRINDADE FONTE DE UNIDADE E CRESCIMENTO ESPIRITUAL - parte 3

A TRINDADE FONTE DE UNIDADE E CRESCIMENTO ESPIRITUAL - parte 3

Após termos visto, ainda que de modo breve, aspectos conceituais e de revelação no VT e NT sobre a Trindade. Depois de fazermos um vôo panorâmico sobre alguns pontos teológicos e históricos sobre a trindade. Neste encontro, gostaria que nos ativéssemos de modo objetivo a seguinte reflexão: Qual a importância da Trindade para Igreja e seu Filhos ?
Em verdade, essa reflexão é conclusiva a cerca de nossa primeira abordagem sobre: “TRINDADE: RELAÇÃO de UNIDADE e DIVERSIDADE”

Concluamos então, refletindo sobre qual a importância da Trindade para Igreja e seus Filhos?

1 – A importância para a igreja
Se todos estes fatores e acontecimentos não fossem suficientes para tratarmos da Trindade, devemos fazê-lo porque até mesmo dentro da igreja evangélica temos distorções que não negam diretamente a Trindade, mas implicitamente levam a uma postura equivocada ou imprópria quanto a importância e obra do Deus Pai, Filho e Espírito. Na verdade até hoje temos dificuldades e problemas a cerca desta doutrina, bem como não nos fundamos na Trindade nos pontos sobre a salvação ou o padrão divino de espiritualidade.
Assim, é importante ressaltar que não há distinção entre as pessoas da trindade a única diferença está nas formas delas operarem e se relacionarem com a criação.
A criação é ato da trindade. O Pai expediu as palavras ou decretos da criação, mas foi o Filho que executou os decretos (Jo 1.3, Cl 1.16), e o operou ativamente, pois “pairava” e “movia-se” sobre a superfície.
A salvação é uma obra da trindade (1 Pe 1.2). O Pai planejou a salvação ( Jo 3.16, Gl 4.4), o Filho executou a redenção e remissão ( Cl 2.13, Ef 2.1-10), e o Espírito opera o convencimento, a regeneração e o desenvolvimento da santidade ( Jo 3.5-8; e 8.16; Rm 8.13)
Tais aspectos são tão importantes que voltaremos a vê-los um pouco mais a diante dentro de uma outra perspectiva que revela, da mesma forma, a importância da visão exata sobre a trindade para a postura de adoração na igreja e até mesmo do centro de nossas pregações.

2- A importância para os Crentes
A profunda importância para nós sobre a Doutrina da Trindade está ligado a nossos relacionamentos e nossa santidade. Ela nós apresenta a unidade na diversidade de pessoas plenamente santas. A Trindade, portanto, é um mistério abençoador porque nos ensina a essência da relação pessoal, da expressão de unidade. Nos aponta para a importância da unidade com diversidade refletida nas relações humanas do casal, da família e da igreja.
No casamento são dois em uma só carne. Na família são vários em um só núcleo. Na igreja temos muitos membros num só corpo (1 Co 12.12), todos com várias funções mas com mesma importância. Ef 4 fala da unidade e do crescimento e edificação da igreja pela “justa cooperação de cada parte” (v.15).
Podemos ver nos desígnios da Trindade para a salvação a unidade na diversidade, pois de todas as raças, povos e nações são e serão constituído o povo de Deus. E toda essa diversidade se unirá e virá adorar ao Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Assim, nosso olhar para a Trindade nos leva a pensar em nossos relacionamentos pessoais. Nos faz pensar em qual tem sido o nosso comportamento ou cooperação para o casamento, família e Igreja. Temos aceito a diversidade e cooperado com a unidade. Temos desempenhado adequadamente nossas funções? Temos sido um reflexo da trindade?

Oremos para que a Trindade excelsa nos ajude e tenha misericórdia de nós.