RESTAURAÇÃO (Parte IV) - A reconciliação e a força para nossa vida - João 21. 15 a 17
Já vimos com a parábola de Babette com a graça pode mudar vidas. Passamos pelo entendimento da restauração como a restituição de nosso relacionamento com Deus e de nossa condição pessoal, com perspectivas no passado, presente e futuro. E vimos, também, como Jesus deseja nos amar e perdoar. Ligado a isso, e buscando entender o propósito e importância da restauração operada em e por Cristo, no resta, ainda, refletir: por que Jesus foi até Pedro ?
Alguns quadros antes do encontro de Cristo com Pedro (Capítulo 13 de João), o apóstolo Pedro declara que daria a própria vida por Jesus (v.37), contudo poucos passos adiante (Capítulo 18 de João), Pedro nega a Jesus três vezes.
Essa é a grande pista pra nós sobre a busca de Jesus a Pedro, bem como porque Deus foi ao encontro de Adão (e vem a nosso encontro), pois nosso Gracioso Pai, por seu grande amor, quer a recuperação de nosso relacionamento com Ele para nosso fortalecimento espiritual e pessoal. Para a restituição de nossa vida pessoal – auto-estima, confiança, ânimo; e por isso nos concede a oportunidade de arrependimento e de modo pleno.
Diante da queda de Pedro com suas três negações, Jesus oferece a oportunidade de três declarações de amor. Assim como caímos em nossas forças ganhamos nova força – restauração, pela declaração de nosso arrependimento e amor a Cristo, e de modo pleno, pois se a queda se deu de modo trino de modo trino somos restaurados. A oportunidade de Deus é completa e perfeita pra nós. Pois como falar em reconciliação e restauração sem oportunidade de arrependimento.
Por que Jesus foi até Pedro? Porque Deus quer nos oferecer uma restauração plena, que não só abrange to nosso ser, não só nosso espírito mas também as emoções, toda nossa vida (no caso de Pedro sua missão etc).
Será que não há negações a Deus em nossas vidas?
Será que não estamos precisando de reconciliação?
Não só com Deus mas com pessoas que amamos?
É impressionante que em nossa reconciliação, Cristo - o ofendido, vem ao nosso encontro e oferece oportunidade de restauração. A reconciliação de nossos relacionamentos (talvez conjugal; filial ou com amigos etc) nos resta a imagem de Cristo; ir ao encontro e buscar a restauração. Pois desta forma poderemos seguir adiante me nossa missão de servos de Deus.
O que isso representa pra nós?
Veremos na próxima semana.
Se quiser falar sobre este tema estou pronto a ouvi-lo no e-mail
pr.alexcarneiro@gmail.com - Pr ALEX RIBEIRO CARNEIRO.