Upcoming eventsAgenda
|
Família um projeto de Deus
Pr Alex R. Carneiro
SE A FAMILIA É UM PROJETO DE DEUS. SE A FAMILIA E TÃO IMPORTANTE PARA NÓS E PARA A SOCIEDADE (ESTADO). PORQUE TEMOS TANTOS PROBLEMAS FAMILIARES E PORQUE TANTAS FAMILIAS ESTÃO DISTRUÍDAS, SEPARADAS OU TEM POUCA QUALIDADE EM SEUS RELACIONAMENTOS ?
CREIO QUE A RESPOSTA PARA ISTO ESTÁ NA VISÃO HUMANA.
O MAS FAMÍLIA É MUITO MAIS QUE ISSO, É UM PROJETO DE DEUS. para aplicarmos em nossos relacionamentos familiares.
Para UM MEIO DE ABENÇOAR SEUS FILHOS E A SOCIEDADE
- O lar representa um potencial ilimitado para glória de Deus. - A família é um centro da providência e cuidado de Deus.
- Na vida familiar devemos exercitar nossa submissão a vontade de Deus e
Todos estes aspectos se experimentam na vida pessoal e relacional da família,
Ao dizermos que A Família É Um Projeto significa que é Deus tem um plano para ela. Que ela é um empreendimento de Deus, isto é, uma proposta de concretização de A Bíblia nos aponta alguns desses planos e ações, como por exemplo: - Na família os pais devem difundir os princípios divinos Dt 6 1a 6. - O casamento é o núcleo familiar. A família surge por ele, se desenvolve por sua saúde (eficiência) e é bênção pela reprodução de seu modelo - Gn 1.26, 27; Ef 5.25-30 e 6. 1a3). Há vários exemplos disto no VT – Josué foi um patriarca que conduziu sua família no serviço ao Senhor; Ana adorou a Deus por seu filho Samuel, e o dedicou ao Senhor. O Rei Josias tomou como modelo de rei seu bisavó Davi e abençoou seu povo, sendo o maior rei que Israel já teve (2 Rr 22 a 24).
O VT demonstra a bênção da família, e Deus usa dela como meio de difusão de sua graça através de Abraão (Gn 12.1 a 3).
Os Evangelhos (Mt 19.35 etc) e as Cartas do NT mostram o valor da - Por sua importância, a família foi atacada por Satanás no Éden, e continua a ser atacada em nossos dias. Pois o Diabo sabe que por uma família que serve ao Senhor, Deus é glorificado e o caráter e princípios de Deus são difundidos na sociedade. Deu mostrou a importância da família usando uma como meio de habitação entre nós.
Dentro dessas perspectivas bíblicas o Salmo 127 e 128 nos ensinam muito sobre a família.
Os salmos 127 e 128 fazem parte do grupo de salmos chamados de Salmos de Mas estes salmos não eram apenas para recitação mas também eram uma mensagem ou exortação de Deus para seu povo. Uma mensagem para o povo de Israel atentar quando fossem recomeçar ou reestruturar suas vidas e famílias após a escravidão na Babilônia. E por isso servem para a condução de nossas vidas familiares no presente, quando estamos diante de tantas pressões e precisamos estruturar, desenvolver, reestruturar, e as vezes até reconstruir nossa famílias.
Por esta função de exortação, de ensino os SALMOS 127 e 128 são também classificados como SALMOS DE SABEDORIA, pois nos convidam ou exortam a REFLEXÃO. E para nossa reflexão sobre a família como projeto de Deus, gostaria que pensássemos nas seguintes questões ou perguntas:
- Como podemos tornar real ou prático este projeto de Deus?
- Como a família - Como a família pode ser um instrumento da graça e glória de Deus?
Façamos nossa PRIMEIRA REFLEXÃO de - Como podemos efetivar ou tornar real este projeto de Deus? Como executa-lo adequadamente?
Podemos executar de modo bíblico este empreendimento de Deus VIVENDO NOSSA VIDA FAMILIAR TOTALMENTE NA DEPENDÊNCIA DE DEUS. Pois a ação e esforço humana sem Deus é inútil. Mas a submissão a Deus produz desenvolvimento, segurança e sustento familiar e social – v.1 e 2. O salmo 127 deixa claro que Deus se interessa em cuidar e abençoar a família. Mas para isso precisamos nos submeter a sua ação e vontade.. Muitas vezes fazemos nossos planos para o casamento e a família. Criamos nossas expectativas mas não consultamos, ou não ouvimos a Deus, ou então, pedimos Sua a bênção mas não o incluímos em nossas ações. As vezes queremos edificar nosso lar mas construímos nossos próprios princípios. Adotamos modelos do mundo, ou modelos trazidos da tradição familiar – meu pais, meus avós viveram assim. Outras vezes planejamos formar uma família e acreditamos que a obrigação de mantê-la só depende de nós. E temos que nos esforçar como pudermos para dar o melhor, em geral, numa visão material. E, então, ou mergulhamos em nossa auto-confiança ou na insegurança de ter que oferecer mais do que podemos ou conseguimos. Esquecemos que este é um projeto de Deus, para sua glória e portanto não depende só de nós. Se foi Deus que permitiu o exílio. Se foi Deus que libertou o povo e o trouxe de volta. Era necessário entender que Ele também iria conduzir tudo.
É isso que precisamos aprender. Tudo está debaixo do governo de
Neste empreendimento, há algo que precisamos aprender com nossa dependência e submissão. Deus quer usar a famílias para o desenvolvimento, segurança e sustento de nosso de nossas vidas e de nossos filhos.
A família dependente de Deus, Ele está dizendo que não estamos sozinhos, mas precisamos nos submeter ao Senhor deste projeto de bênção e glória. Daí as expressões:
Mas temos, ainda, UMA SEGUNDA REFLEXÃO de - Como ´nossa família pode ser uma bênção para nós e para a sociedade?
- Se a família é um projeto de Deus para torná-lo real, para efetivá-lo não só devemos viver na dependência de Deus, mas também devemos adora-lo e respeita-lo como Senhor todo poderoso e devemos obedecer todos seus princípios.
Devemos acreditar que ele protege nosso lar. Que ele cuida e sustenta nossa ESTE É O PLANO DE DEUS PARA NÓS E NOSSA FAMÍLIA, UMA VIDA DEBAIXO DA SUA GRAÇA PROVIDENTE E UMA VIDA DE ADORAÇÃO E SANTIDADE. E isto que significa para nós viver em dependência e temor, andando no caminho de Deus. E isto é muito mais que pura teologia e vida cristão prática. Isto é vida pessoal e familiar abundante e bíblica. Este é o projeto de Deus para nós. Por isso viver em e para a família depende de submissão e obediência a Deus. Mas jamais faremos isto se não tivermos o devido respeito e reverência a Deus. Por isso o Salmo 128 declara de modo direto “Bem aventurado o homem que teme ao Senhor”, e desta forma completa a idéia do Salmo 127, pois desenvolvimento, segurança e sustento familiar é a bem aventurança de quem tem uma família dentro dos princípios de dependência, reverência e obediência a Deus. O Salmo 128.1 nos exorta para o segredo do sucesso deste empreendimento que é a família – Temer (adorar, com respeito e reverência a Deus) e Andar nos caminhos do Senhor (se submeter a sua direção e obedecer sues mandamentos). Daí o resultado dos versos 2 a 5 do Salmo 128 e verso 3 a 5 do Salmo 127. É o que o Salmo nos quer dizer com “Bem aventurado o homem que teme ao Senhor e anda nos seu caminho”, e o Salmo 127 com dependência e submissão. E por isso: - Falam de sustento – do trabalho de tuas mãos comerás; - Falam de desenvolvimento familiar – sua mulher e filhos serão bênção. Serão frutíferos, produtivos e de grande valor como os frutos da oliveira. - Falam de Segurança – pois não estará só nas dificuldades mas terá o Apoio de sues filhos. - Falam de benção na igreja e na sociedade – pois seremos benção em Sião e veremos a prosperidade de Jerusalém.
E assim, finalmente podemos responder a pergunta - Como a família pode
Através de nosso plena reverência e total submissão a vontade a Deus. A resposta é simples a consciência e prática é que são complexa. Dependem de todo nosso esforço e dedicação na execução das diretrizes deste projeto de Deus – a família.
Podemos por em prática isto quando entendermos que antes de ser nosso projeto a família é um projeto de Deus. E por isso devemos ao Senhor nosso Deus, em nossa vida familiar, todo respeito, obediência e submissão. Precisamos entender que respeitar a Deus e obedecê-lo como bons MARIDOS E PAIS::
- É “amar nossa esposa como nossa própria carne “; - É “não provocar nossos filhos a ira e criá-los na admoestação (orientação) do Senhor”; - É “administrar bem a nossa casa”, nos dedicando a sermos homens de “uma só mulher”, e - de cumprirmos o grande projeto de sermos a “imagem e semelhança de Deus”, santificados e, portanto, um modelo para nossos filhos- sendo assim, capazes de lançar nossas flexas no alvo, como faz um verdadeiro guerreiro.
Que podemos ter boas ESPOSAS que reverenciam e se submetem a Deus: - quando “que auxiliam seus maridos, respeitando-os” - quando alegram e dão força a seu lar como videiras, - quando fortalecem os lares aconselhando as mais jovens; - Quando bem do seu lar.
Podemos ver a benção de Deus quando por respeito e obediência maridos e esposas santas santificam seus cônjuges e seu lar, com suas boas condutas;
. Poderemos ser filhos que se submetem a Deus e o respeitam - quando somos filhos que honram seus pais; - filhos que apóiam os pais quando as questões, lutas e dificuldades da vida baterem à porta de seus pais. - quando somo Filhos que seguem os passos de seus pais e/ou avós que serviram ao senhor temendo, se submetendo e obedecendo a Deus
CONCLUSÃO
Quando tudo isso for entendido e executado por nós poderemos responder a Sendo uma família de maridos, esposas, pais e filhos que vivem na dependência de Deus, adorando e reverenciando com suas vidas de profunda obediência. E creio que este é o projeto de Deus, pois para isto ele chamou Abraão, para através dele e sua família (descendência) “serem benditas todas as famílias da terra”, e como filhos de Deus, como filhos da promessa este é o projeto de Deus para nós e para nossa família.
1
|
MOMENTOS DE REFLEXÃO“Nisto é glorificado a Deus, que vades e deis frutos" Jo 15.9 O Ministério de Jesus foi de grande furtificação. Ele declarou que ele é a videira e nos os ramos que ligados a ele podemos dar muitos frutos. Precisamos produzir frutos que glorificam a Deus. Você já conhece a Videira Jesus? Ele quee produzir frutos de graça em sua vida. Deus o abençoe. Programa Rádio e Mídias; Livros e Cursos - EAD (a implantar)Desde 2018 estamos com um programa de utilidade pública na Rede Assim (portalassim.com) Estamos desejosos de implantar de alguns cursos e outras atividades interativas por EAD. Com a graça de Deus já lançamos pela Editora Teneo os livros: Comunicação Relacional: instrumento de relacionamento pessoal e gestão estratégica de pessoas. Lidando com o Mito da Grama Mais Verde: sobre relacionamento conjugal e sexualidade. E se Deus quiser, em breve, lançaremos Por favor nos ajudem em oração. Os desafios são grandes. NavegaçãoLogin do usuário |