ÁLBUM DE FAMÍLIA

ÁLBUM DE FAMÍLIA
Leitura: 2 Rs 22. 1,2 e 23. 1 a 3, 24 e 25

Josias foi rei de Israel por 31 anos. Conforme o Manual Bíblico de Haley, ele começou a reinar com 8 anos, com dezesseis iniciou sua busca a Deus e com 20 implementou um reforma em seu governo e com 26, ao descobrir o “Livro da Lei”, aplicou-se a uma restauração religiosa e social sem precedentes em Judá.
Mas sua história familiar não era boa. Seu álbum de família não lhe era favorável. Seu avô Manassés reinou 55 anos e foi considerado o mais perverso e sanguinário rei de Judá (2Rs 21.1, 2 , 16). Seu pai Amon seguiu os passos de Manassés, reinou apenas 2 anos, mas “Fez o que era mau perante ao Senhor. Assim, abandonou ele ao Senhor” (2 Rs 21. 20 e 22).
Um profeta predisse sobre Josias e seu reinado restaurador, em 1 Rs 13.2, falando contra o reinado de Jeroboão, fruto da separação dos reinos em Judá e Israel e seu sacrifício no altar do Senhor. Mas não foi apenas os propósitos de Deus que fizeram de Josias um grande rei, mas também sua escolha, sua decisão de ser um rei segundo um modelo adequado de governante e servo de Deus, um homem segundo o coração de Deus, através de um personagem de seu álbum de família, seu tatara-avô Davi (na falta de uma referência melhor, pois na verdade 16 reinados o separam de seu ascendente o Rei Davi). Bem como sua sensibilidade a Palavra de Deus e sua falta de conformação com o modo de vida religioso, moral e social de seu povo.
Por que refletir sobre Josias?
Primeiro porque ele enfrentava uma realidade similar a nossa. Ele tinha que lidar com seus problemas ou histórico familiar (21.17 e 22,23). A vida religiosa de sua sociedade ou sua congregação (igreja) se afastavam cada dia ou completamente dos padrões de Deus (23. 4, 6 e 13, 15) e a Palavra de Deus estava perdida ou esquecida pelo povo ( 22. 8). A vida moral da sociedade era corrupta e reprovável (para não dizer criminosa) (23. 7 a 10).

Segundo porque sua vida nos ensina a enfrentar nossa história pessoal, tanto familiar quanto religiosa e social.

Terceiro porque refletir sobre sua vida e atitudes nos desafia a ser como ele, ou a tê-lo como um bom modelo para marcar ou transformar nossa história familiar, religiosa e social
Para deixar registrada nossa foto, nossa personagem em nosso álbum de família.
Por isso gostaria de levá-lo a reflexão sobre as atitudes e resultados de nos dedicarmos a ser um marcante personagem em nosso ÁLBUM DE FAMÍLIA.

. Logo, que atitudes podemos tomar para enfrentar nossos problemas familiares, religiosos e sociais ou morais, diante dos desafios atuais que remontam a humanidade e realidade de Josias? E a que resultados essas atitudes nos levará?

ATITUDES
1) Devemos buscar SANTIFICAR NOSSA VIDA;
2) Devemos RESTAURAR (ou fortalecer) NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS;
3) Não podemos deixar de OBEDECER A PALAVRA;
4) Precisamos RESGATAR E NOS DEDICAR AO VERDADEIRO CULTO A DEUS.

RESULTADOS
1) PODEREMOS SER SERVOS CONTRITOS E OBEDIENTES A DEUS;
2) PODEREMOS SER UM INSTRUMENTO DE CONDUÇÃO DAS PESSOAS A DEUS;
3) PODEREMOS INFLUENCIAR AS PESSOAS A UMA VERDADEIRA ADORAÇÃO;
4) PODEREMOS SER UM MODELO OU INSTRUMENTO DA GLÓRIA DE DEUS;

Enfim, poderemos ser considerados pelo próprio Deus como um grande servo e termos a alegria de ter construído um historia de bênção familiar e da sociedade. E, certamente, com essas atitudes e resultados nossos descendentes poderão ser motivados por nossa história, isto, por nossa foto em nosso álbum de família.
Deus o abençoe. Pr. Alex R. Carneiro