IGREJA: COMUNIDADE TERAPÊUTICA – Parte 3

IGREJA COMUNIDADE TERAPÊUTICA – Parte III Porque a Igreja deve ser uma “Comunidade Teraupêutica”. Isto é, que a principal face da Igreja é de bênção: onde pessoas são mais importantes que religiosidade; ritos e qualquer aspecto material; e a vida cristã deve ser uma vida de cura espiritual e emocional. Ao pensar em como ? Vimos que uma Igreja que continua o ministério de Cristo de cuidar e curar as pessoas é a resposta.
Há entretanto pressupostos, para isto a Igreja precisa ser cheia do ES - At 1.8; 2.4 e 11 e 3.6. E ter atitudes e mensagem abençoadora – At 2.42 e 47.
É nestas condições que At 3 nos descreve as atitudes desta comunidade terapêutica. Atenção aos doentes do caminho; Valorização das pessoas acima dos ritos ou costumes; e rica em distribuição de bênçãos espirituais.
Assim a Igreja teria como resultado ou principal desta ação de amor no Espírito a proclamação das boas novas do Evangelho.
Mas quais os aspectos da mensagem de uma Igreja terapêutica?
Três são os aspectos:
Sua mensagem é Cristocêntrica; Desafiadora; Abençoadora.
Desta feita o primeiro aspecto, e mais importante, de uma Igreja e evangelização cristã autêntica é que ela é sempre cristocêntrica ( At 2.36 mostrou isto no primeiro discurso e os versos 12 e 13 mostram isto no segundo discurso). Que a é ratificada sempre na Bíblia, AT e NT, pois Cristo foi glorificado por Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e os profetas (v.22 a 24) isto é o Deus da Lei.E que esta repudia condutas anti-bíblicas que traem; negam; e matam a Cristo ( V.13 e 14).
O segundo grande aspecto é que esta evangelização é o desafiadora ao arrependimento e convite a conversão; Pedro faz isto nos versos 17 e 18. É um mensagem que confronta a uma nova vida cheia de graça e hábil a ser também um instrumento de cura e bênção.
O terceiro aspecto é que esta mensagem deve ser abençoadora que seja capaz de levar as pessoas a consciência que este convite trás bênçãos: 1- de perdão ( v.19b); 2 - de refrigério espiritual e emocional (v.20) 3 - de um restauração total no fim ( v.21); e de que estas foram promessas anunciadas desde do AT por Deus ( v.25) a fim de que transmitidas levassem as pessoas a uma vida de retidão ( v.26) ou seja , de Santificação.
O que tudo isto nos ensina ? É o que veremos em Igreja Comunidade Terapêutica IV.
Pr Alex R. Carneiro