SEGUINDO, APESAR DA DOR - Parte 3

Seguindo, apesar da dor – Parte 3
SIMPLESMENTE, SER HUMANO – nosso emocional.

Como vimos no Salmo 88, são versos de lamentação na forma de num diálogo com Deus para ser cantado com citará.
Tem tal intensidade que permitem a reflexão sobre os sentimentos da dor enfrentados nas por nossa fragilidade humana. Bem como é um clamor a Deus por misericórdia.
O poeta escreve palavras claras e fortes, que demonstram o momento nebuloso de sua vida.
“Os meus olhos desfalecem por causa da aflição. Clamo a ti todo dia, Senhor, estendendo-te as minhas mãos”. Mas não deixam de apresentar também consciência da soberania e providência Divina para sobrevivermos esses momentos – são um misto de desânimo esperançoso.

Nesse cântico classificado no grupo dos salmos de lamentação é significativa sua força didática. Com ele podemos aprender tanto sobre os aspectos emocionais quanto os espirituais podem circundam nos momentos difíceis da vida, bem como os reflexos psicossomáticos e sociais que lutas e dores podem trazer.

Quanto aos aspectos emocionais o desânimo é claro a partir da expressão do senso de miséria pessoal, pois se via como morto, como contado aos que baixam a cova... sem força v.4.
Seu desespero, sentimento de solidão e repugnância é forte v.6-8.
Dai se encontrar em grande confusão e desalento v.10-12 e aflição v.15.

É fato, há momentos na vida que somos tomados por medo, desmotivação, falta de perspectiva etc. Nesses momentos, mesmo com tantos sentimentos difíceis e confusão, assim como o salmista não deixe de clamar a Deus. Ele é nosso pai entenderá todos nossos medos e fraquezas.
Precisamos seguir apesar da dor. Deus conhece nossa humanidade e nossas carências emocionais. Ele nos vê de modo integral. Não é sem motivo que Espírito habita em nós e nos auxilia em nossa fraqueza.
Digo isso, porque às vezes vejo que consideramos aspectos emocionais como coisas de segundo plano e até mesmo sendo desconsiderados como se não fizessem parte de nossas necessidades e de nossa relação pessoal com Deus e com os outros.
Diante de dificuldades e carências emocionais são comuns expressões como: ore mais, se envolva mais com a obra etc. Que são ditas com sinceridade, mas surgem para quem já está sofrendo como mais um peso a carregar.
Sim devemos nos achegar ao Senhor em oração e serviço. Contudo, é preciso que os que estão na dor e os que desejam apoiar, compreendam a dimensão emocional de nossa humanidade. Não é possível mais encarar este aspecto da vida como bobagem ou coisa de segundo plano. Somo um ser de dimensão espiritual, emocional e física que estão intrincadas e, consequentemente, uma gera efeito sobre a outra.

Não é sem motivo que estamos diante de tantas pessoas com crises e enfermidades emocionais. Acreditem, conheço uma legislação profissional que concede uma compensação orgânica por desgaste psicossomático da atividade, haja vista todo estresse causado. Porque nos temos que achar que a agruras da vida e os medos e dificuldades pessoais não podem ter tamanho peso.

Sim Deus é Senhor e cuida de nós, contudo isto não exclui o fato de que somos humanos e que sofremos tanto espiritual como emocionalmente. E neste caso precisamos orar, mas precisamos também buscar irmãos, amigos e pessoas habilitadas a nos ajudar. Ore, pois nosso Deus também providencia isso para nosso cuidado.

A paz de Cristo Jesus, nosso salvador e sustentação do Espírito Santo, nosso consolador. .
Pr Alex Carneiro
Curta nossa fan page e compartilhe... https://www.facebook.com/ministeriodialogocristao