SEGUINDO, APESAR DA DOR - Parte 4

Seguindo, apesar da dor – Parte 4
SIMPLESMENTE, SER HUMANO – nosso espiritual.

Voltamos a afirmar, Deus é Senhor e cuida de nós, contudo isto não exclui o fato de que somos humanos e que sofremos tanto espiritual como emocionalmente. E neste caso precisamos orar, mas precisamos também buscar irmãos, amigos e pessoas habilitadas a nos ajudar. Ore, pois nosso Deus também providencia isso para nosso cuidado.

Quanto a condição espiritual do salmista, podemos ver, entre outros aspectos, apesar da profundidade de sua dor, ele se conduz com fé e longanimidade - fruto do Espírito, pois não sessou de clamar em todo tempo crendo que o Senhor o atenderia.
Na verdade sua consciência quanto à providência e graça Divina se revela na abertura de seus versos, quando declara que dia e noite clama ao Deus de sua Salvação v.1. Ainda que em desespero mostra seu espirito de longanimidade - ainda que obscurecido, pois clama ao Senhor por socorro, de antemanhã v.13.

Quantas vezes nos sentimos tão enfraquecidos que sequer temos vontade de orar. Mas esse salmo, como cântico é didático pois nos ensina que cantar ao Senhor nesses momentos podem ser não só uma lamentação mas também uma oração de fé e refrigério.

O salmista também não esconde que é comum nos momentos difíceis, nas “vacas magras do Egito” ficarmos sozinhos v 8 e 18. Às vezes porque muitos não sabem como nos apoiar, outras vezes porque essas são horas que nos mostram com quem podemos contar. O fato é que são muitas as circunstâncias que podem nos deixar separados socialmente. Quer pelas circunstâncias quer pelas dificuldades que todos temos de lidar com as nossas dores e com a dos outros.
Mas ainda que se cinta só, procure passar este momento sabendo que muitas vezes somos nós mesmos que temos que lidar com esses momentos. As vezes a dor requer momentos de quietude, quiçá, de solidão. Muitas vezes não há o que outros possam fazer e, acima de tudo, lembre-se, Deus sempre está conosco, nos carregando. Disse Jesus: “eis que estou convosco”, por isso mandou seu Espírito para nos consolar e nos auxiliar em nossa fraqueza e orações (Rm 8.29). .
Meu caro, a vida é a vida. Cheia de alegrias e de agruras.
Somos humanos, cheios de forças e fraquezas - emocionais e espirituais.
Por isso creio que o salmista foi usado por Deus para nos oferecer um cântico que pode nos fortalecer espiritualmente e nos consolar emocionalmente.
Assim, nos momentos mais difíceis clame a Deus. Ore e cante em busca de consolo. Busque, mesmo diante de muita dor prosseguir, com longanimidade, mas sem exigir mais do que sua humanidade pode dar. Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um (Rm 12.3).
E não esqueça, Deus é deus de misericórdia e graça e mesmo que as circunstâncias da vida sejam tenebrosas Ele é a nossa luz, “nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação, o que temerei...” Sl 46.

A paz de Cristo Jesus, nosso salvador e sustentação do Espírito Santo, nosso consolador. .
Pr Alex Carneiro
Curta nossa fan page e compartilhe... https://www.facebook.com/ministeriodialogocristao