Mensagem de Deus aos caniços quebrados - 3

Ele não “esmagará a cana quebrada, nem apagará a ( cana ou graveto ) que fumega  até que faça vencedora justiça”  por isso ele é a esperança dos povos v.20 e 21.
Na semana passada paramos na seguinte questão: QUAL É O CONTEÚDO DA MENSAGEM ?  O que ela significa para nossa vida e de muitos que estão cansados?
1º DEUS ESTÁ INTERESSADO NO HOMEM E SE IMPORTA COM  SUAS LUTAS. 
I - Ele não “esmagará a cana quebrada...”    
     Ele se compadece e entende OS QUEBRANTADOS suas lutas porque ele também teve seu Getsemani. Por que ele e  o pai são um, e com certeza sofreram quando o filho Adão caiu e sofreu as consequências desta queda. Ele não é insensível a nossas dores e não deseja esmagar aqueles que já estão rachados pela amargura da traição, ou pelo desgaste da  enfermidade, ou pela vergonha social de um filho, um pai, em fim, ele se importa.          
Mas Ele oferece descanso para a alma, porque seu jugo é suave e seu fardo é leve. No verso 20 em questão “Não e nem” são advérbios de negação que devem ser entendidos aqui não com força negativa mas com ênfase positiva de uma mensagem de Deus a nós:  “Deus se importa com sua dor. E pela sua graça e misericórdia, Ele olha para nossas mazelas, ele olha para os quebrados e  sem força”.  Ele não é um sádico cósmico que está dos céus olhando sem se incomodar, Ele o ama e por isso Cristo veio como nosso mensageiro e como nossa mensagem de Graça.
      Marcos 5 nos aponta está verdade através da história de uma mulher que padecia há doze anos de um fluxo sanguineo, isto é, de uma grande hemorragia. A sua realidade era de uma grande escuridão. Com certeza estava quebrada e sem forças, mas recebeu, de modo inesperado para ela,  a mensagem do servo escolhido, que foi ungido para apregoar boas novas aos quebrantados, e a curá-los, a proclamar a libertação aos cativos ... a apregoar o ano aceitável do Senhor... a consolar os que choram... para por uma cora no lugar de cinzas e óleo de alegria no lugar de prantos, veste de louvor no lugar de espirito angustiado.    
      Para ela esta mensagem foi uma realidade.  Ela que estava condenada sexualmente, pois não podia receber os carinhos do marido; desalentada de seu sonho de mãe, pois sua doença não permitia ter filhos; excluída socialmente pois não podia conviver com as pessoas; quebrada financeiramente pois tinha gastado tudo que tinha com tratamentos; e que para piorar sentia a dor de estar abandonada espiritualmente pelo jugo pesado dos fariseus, pois seu fluxo  a tornava impura para ir ao templo cultuar e clamar a seu Deus.       
  Mas eis que na escuridão surge um faixo fluorescente, o brilho de Deus, Jesus, aquele que é a luz, no qual ninguém andará em trevas. Mas esta luz brilhou por um ato de fé, ela que não podia ficar no arraial agora devia se esquivar na multidão para tocá-lo, sem ser percebida, mas esperando ser curada foi em direção ao Jesus, sua única esperança. Ele que curou a tantos talvez pudesse curá-la, e ela resolveu apenas tocar as vestes de Jesus, um ato simples. Talvez você esteja precisando ter coragem para este ato, é possível que haja obstáculos mas um simples toque  de uma corajosa decisão pode mudar tudo. Perdoe, abrace, não olhe para o preconceito das pessoas, não olhe para as circunstâncias, você está quebrado mas Jesus está perto e sua obra e mensagem é  “por uma coroa no lugar de cinzas e óleo de alegria no lugar de prantos, veste de louvor no lugar de espirito angustiado”. O desfecho você já sabe, ela foi curada e recebeu a  mensagem do verso 34 de Marcos 5: Ele, o servo humilde sofredor e abençoador, lhe disse: “Filha, a tua fé te salvou, vai-te em paz e fica livre do teu mal”.   
     Talvez você vibre com  a paz que ela agora teria, ou com a libertação da enfermidade, mais o que mais me fascina é Jesus, o Emanuel, Deus conosco, chama-la de “filha”. A excluída de sua família agora faz parte da família de Deus; a impedida pelo fariseus de adorar no templo agora tem acesso direto ao pai, como filha. A socialmente abandonada agora é referência da bênção de Deus na multidão. A mulher sem amor do marido e sem a esperança da maternidade esta livre do mal, pelo toque de Jesus.          
  Quero ressalvar novamente, talvez você esteja precisando tomar coragem para ser curado, talvez você esteja precisando vencer seu desalento e enfrentar sua multidão e mal, lembre-se ele se importa e não quebrará a cana rachada...”                         
E se este assunto te interessou ou você deseja compartilhar conosco, ou se precisar de ajuda ou aconselhamento, será um prazer atendê-lo e conversar com você pelo clique em “fale conosco” e mande uma mensagem, ou escreva para o e-mail pr.alex@dialogocristao.com.                   
Que o grande Deus de misericórdia o abençoe profundamente.
Pr ALEX RIBEIRO CARNEIRO