UMA AVALIAÇÃO DA POSTURA FINANCEIRA – Parte 4

UMA AVALIAÇÃO DA POSTURA FINANCEIRA – Parte 4
CONSCIÊNCIA FINANCEIRA RELACIONAL
Em nossa última reflexão falamos que para uma boa caminhada financeira é importante que os cônjuges e/ou familiares façam um acordo sobre todas as ações financeiras que precisam ser tomadas. Parte desse acordo envolve o objetivos:
PRECISAMOS TER OBJETIVOS CLAROS EM NOSSO ACORDO CONJUGAL-FIANACEIRO.

Conversem sobre seus objetivos e creia Deus deseja que nós façamos planos para nossa vida, ele traçou um plano, bem como a Bíblia diz: “Qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem meios para concluir ? para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não podendo acabar, todos os que virem zombem dele...” Lc 14.28,29.
Nosso sucesso pessoal e conjugal não pode ser baseado no “TER”, mas no “SER”. (Mt 16.24 a 27). Nosso verdadeiro SUCESSO É ALCANÇAR OS PROPÓSITOS DE DEUS E MOLDAR-SE AO SEU CARÁTER. E termos um relacionamento conjugal enriquecedor, que nos faça melhores.
Precisamos acordar do consumismo e atentar para o fato que a riqueza de nosso relacionamento é importantíssimo para nossa família, pois este será nosso legado, a herança que verdadeiramente deixaremos. Seremos lembrados pelo que somos, pois o que temos poderá até ser perder com o tempo. Perdi meus pais cedo, meu pai morreu quando eu tinha dezenove anos, e minha mãe quando eu tinha vinte e um. Deixaram para mim e minha irmã um carro, um apartamento e um telefone, mas eu trocaria tudo isso por eles. Acredito que você e seus filhos também pensem assim.
Mas para nossa vitória ou sucesso no relacionamento conjugal e financeiro precisamos adotar propósitos ou alvos, através do quais direcionaremos nossas decisões e atitudes.
Para isso é necessário que vocês conversem sobre seus objetivos, e torne-os claros e objetivos - “Em minha vida Espiritual, pessoal, familiar e financeira eu desejo ...”
E como estamos focando questões financeiras, seria interessante em seus objetivos ou planos as seguintes atitudes:
- Verifique ou crie seu orçamento, isto é liste quanto ganha e quanto e com que gasta
- Estabeleça caminhos para afastar seu impulso ou descontrole financeiro;
- Façam um voto de buscar não gastar mais do que ganham (se necessário deixe de assistir DVD; ande mais a pé; racionalize água e luz etc);
- Não creia no consumismo ou na simples teologia da prosperidade material;
- Afaste de seu coração o descontentamento, seja grato por tudo que tem. Creia Deus o ama como você é;
- Pense no que vale a pena: um chocolate numa noite fria; um beijo de seu filho por que você está com ele; etc. ou sair para gastar.
- Fuja da tentação ( não vá ou passe perto do que pode ser prejudicial a seu compromisso conjugal-financeiro).

Deus abençoe você, seu casamento e família.

Pr Alex e Anna Paula

Nos visite no face: Diálogo Cristão